Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Exposição: um olhar sobre o Porto do Sal

terça-feira, 23/07/2013, 07:48 - Atualizado em 23/07/2013, 07:48 - Autor:


O Porto do Sal, um dos pontos principais de Belém para embarque e desembarque de mercadorias e pessoas, atraiu os olhares de uma artista canadense. Para muitos paraenses é mais um porto localizado no bairro da Cidade Velha, mas para Véronique Isabelle o local tem elementos suficientes para inspirar uma exposição de arte. Hoje, às 10h, a artista apresenta o local sob outra perspectiva, com a exposição “Paisagens Engolidas”, na Casa Rosada, projeto cultural da Alubar.


Resultado da sua tese de mestrado em antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), cujo título é “Mergulhar nas águas e trilhar o Porto do Sal, ensaios sobre um percurso etnográfico”, que também será defendida na Casa Rosada nesta terça, simultaneamente à exposição, reúne trabalhos produzidos no decorrer dos dois anos de pesquisa da artista no Porto do Sal, onde a arte se apresenta como meio de inserção e imersão em suas paisagens portuárias. “As minhas deambulações nas paisagens do Porto do Sal e os encontros com as pessoas me levaram a descobrir um universo rico e diversificado de conhecimentos e de modos de viver”, afirma a artista.


ESTUDO


Do comércio às festas de tecnobrega - passando pelo tráfico de drogas e prostituição - cotidiano vivido pelos moradores e trabalhadores das proximidades do Porto do Sal, quase tudo foi observado por Véronique. “A partir da pesquisa que realizei no local, foi possível conhecer algumas dessas realidades que passam facilmente despercebidas, ampliando assim a compreensão deste contexto social, bem como de aspectos da cultura amazônica contemporânea em meio urbano”. Para Flávio Abreu, curador da exposição, o olhar de Véronique, não é apenas de uma turista. “Ela deambula nas incertezas dos trapiches com a astúcia de sua gente.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS