Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Gincana fortalece iniciativa ligada à preservação

sábado, 20/07/2013, 09:36 - Atualizado em 20/07/2013, 09:37 - Autor:


Com o intuito de fortalecer as políticas voltadas para a preservação ambiental, o Banco da Amazônia está promovendo desde o dia 5 de junho a Gincana pela Sustentabilidade. Esse ano, traz o tema “Consumo sustentável: nossas escolhas fazem a diferença”. O evento segue até o final de agosto. 


Realizada por voluntários que trabalham nas unidades do banco espalhadas por toda a Amazônia Legal, a gincana tem entre as ações principais a coleta seletiva de lixo nas comunidades, o plantio de árvores em áreas públicas, além de palestras e oficinas sobre educação ambiental que buscam conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental, reciclagem, separação adequada do lixo, reaproveitamento dos alimentos e economia de energia e água. “Em uma das comunidades que nós visitamos, os instrutores ensinaram os participantes a fazer hortas a partir de materiais recicláveis, como a garrafa pet”, relembra Oduval Lobato Neto, gerente de Programas Governamentais à frente da gincana junto à coordenadoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Banco da Amazônia. Em uma outra atividade, promovida pelos voluntários, as comunidades puderam aprender a utilizar garrafas pet para a fabricação de vassouras de uso doméstico.


Assim como nos anos anteriores, as equipes de colaboradores do banco realizam ações como Feira do Produtor, a revitalização de espaços públicos e a arrecadação de garrafas pet. Além disso, a gincana também incentiva a promoção de novas atividades, entre elas a criação de grupos de carona solidária, a arrecadação de potes de vidro para doação às iniciativas de apoio à amamentação infantil e também às associações e cooperativas de agricultores familiares que utilizam o material para armazenar e comercializar seus produtos. 


A Gincana pela Sustentabilidade também está utilizando materiais promocionais como a Cartilha de Consumo Sustentável para estimular ações educativas em benefício do meio ambiente. “Cada ação feita pelos voluntários está inserida dentro de um grupo que tem uma determinada pontuação. É tudo bastante criterioso”, explica o gerente. 


Ao final da maratona, será feito um levantamento das ações no qual serão eleitos e premiados os três primeiros lugares. “Nós vamos oferecer pela primeira vez uma premiação simbólica em dinheiro para incentivar os voluntários”, adianta Oduval. O Banco da Amazônia também desenvolve outras ações ambientais como “Fornecedor Verde”, “Amazônia Recicla”, “Amazônia Otimiza” e “Viva a Vida”, além da Agenda 21, da Agenda Ambiental da Atividade Pública (A3P), do Protocolo Verde e do Relatório de Sustentabilidade disponíveis no site da instituição. Ao envolver empregados, fornecedores, clientes e a sociedade em geral na gincana, pretende fortalecer as ações ambientais e colaborar para a redução dos impactos sofridos pelo meio ambiente por conta das ações do homem, em uma região estratégica como a amazônica.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS