Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Artistas protestam contra política cultural

terça-feira, 09/07/2013, 22:39 - Atualizado em 08/08/2013, 22:17 - Autor:


Em meio aos shows do Terruá Pará, na noite desta terça-feira (9), no Teatro Margarida Schiwazzappa, um grupo de artistas interrompeu as apresentações para protestar contra a política cultural do Governo do Estado.


Trinta e cinco artistas (entre atores, diretores, performers, VJs, fotógrafos e  mais) e produtores culturais de diversas áreas subiram no palco antes da segunda apresentação da noite. O ator Alberto Silva leu então a “Carta de Protesto dos Artistas Paraenses”.


 “As verbas públicas destinadas à arte e à cultura não são, de fato, democratizadas”, denuncia a carta. “Nós, artistas de teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais, fotografia das riquíssimas manifestações de cultura popular paraense entendemos que não temos uma política pública que nos atenda nem nas necessidades mais básicas”.


Outra crítica dos artistas foram as leis de incentivo que, segundo eles, colocam dinheiro público nos departamentos de marketing das empresas, “levando os artistas a aceitarem acordos escusos com empresários que resultam em desvio de dinheiro”.


Depois da manifestação, os artistas se retiraram do teatro, mas ainda protestaram do lado de fora, com faixas e cartazes. Muitos gritavam “fora Paulo Chaves”, para o secretário de Cultura.


OUTRO LADO


Procurada pela reportagem a assessoria da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) preferiu não se manifestar.


(DOL, com informações do repórter Raimundo Sena/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS