Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Pavulagem realiza último arrastão neste domingo

sábado, 06/07/2013, 20:19 - Atualizado em 06/07/2013, 20:19 - Autor:


A festividade junina do Arraial do Pavulagem mais uma vez invade o mês de julho, encerrando suas atividades neste domingo (7) com a realização do quarto e último Arrastão de 2013.


A programação começa a partir das 9h, desta vez na Praça dos Estivadores, com a derrubada dos mastros de São João, que seguem com o Arrastão pela avenida Presidente Vargas até a Praça da República, onde a Banda Arraial do Pavulagem encerra a festa.


Este ano, momentos marcantes do cortejo foram repensados para manter um ambiente propício à todas as faixas etárias. Um deles é a cerimônia dos mastros, que até 2012 eram fincados na chegada do primeiro cortejo junino à Praça da república, e desta vez foram erguidos na Praça dos Estivadores, na noite de 13 de junho durante o Ensaio Geral para o arrastão.


A opção pelo novo local dos mastros demarca o "território" do Instituto Arraial do Pavulagem, sediado em frente à Praça dos Estivadores, local que deve receber a maior  parte dos eventos realizados pelo Instituto a partir de 2014, como já acontece com o Cordão do Peixe-Boi.


OFICINAS


Completando 10 anos de fundação em 2013, o Instituto Arraial do Pavulagem desde maio promove oficinas públicas, que esse ano inscreveram mais de 200 pessoas de todas as idades e vindas de vários bairros da Região Metropolitana de Belém.


As pessoas oriundas das oficinas, somadas aos integrantes mais antigos, compõem um total de 600 brincantes que juntos formam o Batalhão da Estrela - grupo de percussionistas, dançarinos e brincantes responsáveis pela condução da manifestação cultural pelas ruas de Belém.


(DOL, com informações do Instituto Arraial do Pavulagem)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS