Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Cinema paraense em foco no 7º Festival de Verão

sábado, 06/07/2013, 16:50 - Atualizado em 06/07/2013, 17:14 - Autor:


O Instituto de Artes do Pará (IAP) e o Núcleo de Produção Digital (NPD), em parceria com a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, apresenta na próxima segunda-feira (9), às 19h, no Cine Líbero Luxardo, a mostra que faz parte do 7° Festival Cultura de Verão. O evento se estende em todas as terças de julho, com exibição de audiovisuais paraenses, com entrada franca.


Com média de uma hora de projeção por sessão, o evento tem como finalidade divulgar a produção audiovisual do Estado. Na sessão de estreia, serão exibidos os filmes “O Custo do Progresso” de Carlos Alessandre e “Brega S/A”, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho.


O curta metragem "Custo do Progresso" (05’08”/12 anos), foi filmado na estrada de Ferro Carajás. Ele faz uma reflexão sobre o papel da sociedade em meio à exploração da fauna e da flora amazônica.  Com uma linguagem poética, a ideia se desenvolve em um único plano.


Já, o documntário “Brega S/A” fala sobre a cena tecnobrega de Belém do Pará. Feito por artistas pobres, gravado em estúdios de fundo de quintal e com relações profundas com a pirataria e a informalidade, o tecnobrega é a trilha sonora da periferia da cidade, uma espécie de adaptação digital da música romântica dos anos 70 e 80. No filme, vemos qual a relação entre o tecnobrega e a popularização da tecnologia, a partir do final da década de 90, bem como a maneira como esse estilo musical se associou à pirataria para criar uma rede de distribuição alternativa ao modelo proposto pelas grandes gravadoras.


SERVIÇO: terça-feira (09), às 19h, no Cine Líbro Luxardo. Endereço: Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém, Pará. Entrada Franca.


(DOL) 


 


 


 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS