Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Curro Velho fará minicurso sobre história da arte

quarta-feira, 03/07/2013, 07:52 - Atualizado em 03/07/2013, 07:52 - Autor:


A Fundação Curro Velho promove até a próxima sexta-feira (5) um minicurso sobre “A História da Arte no Ocidente: Fundamentos e Trajetória”, ministrado pelo pesquisador, artista visual e professor Ednaldo Britto. Cerca de 20 pessoas, entre elas instrutores da fundação, artesãos, artistas, educadores e estudantes universitários participam do treinamento, que apresenta um estudo crítico da história da arte no Ocidente.


Segundo Ednaldo Britto, a intenção é oferecer subsídios teóricos para aqueles que lidam com as artes visuais na fundação. “Uma oportunidade para tratarmos de uma série de conceitos, como o de arte, artesanato, linguagem visual, artista e arte contemporânea”, completa. “Aqui buscamos aprimorar, com fundamentos teóricos, a experiência que eles já adquiriram fazendo trabalhos práticos de atelier”, diz.


Segundo o instrutor, a maioria das atividades desenvolvidas na Fundação Curro Velho tem caráter de experimentação, criação e produção artística em ateliers, experiência à qual a teoria vai sendo gradativamente inserida. “Esse curso é específico de teoria. Ele acrescenta conteúdo à formação das pessoas. A abordagem é sociológica, ou seja, tratamos o conhecimento das artes visuais produzidos pelos artistas a partir de seus vínculos com as culturas de diferentes épocas, de realidades específicas, sociais, econômicas e políticas”, explica Ednaldo Brito.


O minicurso usa um roteiro e projeção de imagens de obras de artes, abrindo espaço aos questionamentos dos participantes. “Isso tudo reunido como elementos para o estudo crítico da história da arte”, conclui o professor. No fim do segundo semestre, está programado outro minicurso de história da arte.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS