Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Jovens iniciam hoje treinamento na Igreja do Carmo

sexta-feira, 21/06/2013, 08:13 - Atualizado em 21/06/2013, 08:13 - Autor:


Dez estudantes universitários dos cursos de arquitetura e engenharia civil e mais seis jovens da comunidade "Beco do Carmo" começam a ser treinados para trabalharem como monitores durante as visitas guiadas às obras de restauro da Igreja do Carmo. O primeiro encontro do grupo acontece nesta sexta-feira, a partir das 10h, no prédio da igreja, no centro histórico de Belém.


O treinamento começa com um percurso nas diversas dependências da igreja, monitorado pela equipe técnica responsável pelas obras.


De hoje até o final deste mês, os jovens participam de palestras sobre medidas de segurança, indicação de itinerários e cuidados com a circulação de visitas. A capacitação também inclui uma visita técnica mediada por arquitetos, que apontarão os elementos arquitetônicos que devem ser considerados e repassados aos visitantes.


Os universitários foram escolhidos após uma prova de avaliação e participação nos seminários sobre patrimônio histórico e arquitetônico que aconteceram em maio. Já o processo de seleção dos jovens da comunidade do Carmo ocorreu após um amplo programa, realizado com eles, por meio de palestras, visitas e oficinas relacionadas à memória, cidadania, patrimônio histórico, meio ambiente, inclusão e desenvolvimento humano.


A capacitação dos jovens para atuar como monitores faz parte de um amplo projeto de restauro e conservação da Igreja do Carmo, que tem o patrocínio da Vale. 


As visitas estão previstas para começar em julho e são direcionadas para alunos das escolas públicas e particulares, turistas, comunidade acadêmica, autoridades e a sociedade em geral. A expectativa é que cerca de 10 mil pessoas visitem as obras até o final do ano.
Além do atendimento ao público, o trabalho dos jovens monitores inclui a pesquisa de campo e o levantamento de dados durante o andamento da obra para a criação do memorial de restauro da igreja. O objetivo é subsidiar o relatório técnico que será entregue à Arquidiocese de Belém para publicações e pesquisas futuras.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS