Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Arraial celebra os encantos das artes

quinta-feira, 20/06/2013, 07:29 - Atualizado em 20/06/2013, 07:58 - Autor:


A Fundação Curro Velho abre hoje as portas para comemorar os festejos de São João, São Pedro e São Marçal. Junho é o mês dos folguedos populares e das comidas típicas. E tudo isso o público vai encontrar durante dois dias na sede do Curro Velho, na beira do rio, tendo como cenário a Baía do Guajará. 


Para marcar a quadra junina, a instituição elaborou uma programação diversificada com espetáculos de teatro, música, quadrilha-mirim, casamento na roça circense e apresentações dos resultados das oficinas de arte e ofício, realizadas em junho. A programação é uma realização do Governo do Pará, Secretaria Especial de Promoção Social e Fundação Curro Velho, por meio do projeto São João do Pará – Tem festa em todo lugar. 


Os alunos das oficinas de percussão realizadas nas unidades do Pro Paz nos bairros do Bengui e Guamá também participarão do Arraial Junino. Um dos destaques do evento é o espetáculo da iniciação artística “A Viagem com o Vovô Tom”, que será encenada por 120 crianças, de 07 a 13 anos, que participaram durante três meses das oficinas de iniciação artística, realizadas aos sábados e domingos, na sede da Fundação Curro Velho, no bairro do Telégrafo. 


O enredo foi buscar as lembranças das brincadeiras infantis coletivas realizadas no passado, como: jogar pião, pira-cola, cabra cega. O pequeno Tônio, um dos personagens principais da história, passa o dia jogando videogame, até que um dia Vovô Tom está montando sua embarcação, a Canocleta, e isso desperta a curiosidade do neto. Vovô Tom constrói a própria embarcação e convida o neto para conhecer uma ilha. Na viagem, a criança fica encantada com a paisagem, conhece outras brincadeiras como cabra cega, quebra-pote, etc. Ele convive com outras crianças e também aprende sobre as lendas amazônicas. A viagem com o Vovô Tom é inesquecível para o pequeno Tônio. O espetáculo é dirigido por Adriana Cruz e uma grande equipe. Haverá botos, caranguejos, peixes junto aos mascarados de pierrot e cabeçudos. Será uma grande festa da cultura popular, no anfiteatro do Curro Velho. 


Dona Gilva Nascimento, que mora em Ananindeua, tem dois filhos, Antonio e Júlia, que participam do espetáculo. Para ela, prestigiar a apresentação dos filhos será seu presente de aniversário. “Eu conheço o trabalho do Curro Velho há muito tempo, por isso trouxe meus filhos para participar das oficinas. Será um sucesso e para mim será o meu presente de aniversário, que comemoro no dia 20”. A pequena Júlia Soares, de 6 anos, filha de dona Giva, diz que irá dançar e interpretar “o peixinho” e conta que durante as oficinas fez muitos amigos. Raíra Monteiro e Fernanda Vitória são alunas da oficina de Balé e se apresentam no Espetáculo “A Viagem com o Vovô Tom”. Eles encenam no momento das lendas amazônicas.


JOVENS 


Outro espetáculo que é resultado das oficinas de teatro é o “Rapsódias Encantos Amazônicos”, que reúne cerca de 36 jovens dirigidos pelo instrutor da oficina de teatro Paulo Marat. Segundo o diretor Marat, os alunos vão mostrar habilidades na interpretação e na música. “Isso é um grande barato do espetáculo, eles aprenderam a cantar; alguns começaram a tocar e isso dá um outro ritmo no espetáculo, uma vivência melhor para eles, eles descobrem outros talentos”. 


A ideia da apresentação é mostrar as lendas amazônicas de uma maneira profunda. “Esse caboclo, que antes é cobra, tem um jogo cênico que mostra ele sendo os animais, a transformação dele de cobra para animais. E esse animal que se torna gente. E tudo isso é a Amazônia, que são pessoas, são seres, lendas, animais e ecologia. Isso tudo será mostrado no espetáculo”, detalha o diretor Paulo Marat.


E, para encerrar a programação de hoje, o Arraial do Pavulagem traz todo o Batalhão da Estrela para a Fundação Curro Velho. O grupo musical paraense vai levar tambores, guitarras, bois-bumbás e retumbão para animar o Arraial Junino Curro Velho. Ronaldo Silva e Júnior Soares comandam um show que pretende emocionar o público presente no Curro Velho. Durante a programação haverá exposição dos resultados de oficinas de arte e ofício, feira de produtos artísticos e artesanais; brincadeiras juninas e vendas de comidas típicas. A programação tem entrada franca.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS