Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Ronaldo Silva lança “Balaio Sonoro”

segunda-feira, 17/06/2013, 07:39 - Atualizado em 17/06/2013, 07:39 - Autor:


Aos 55 anos, o paraense Ronaldo Silva admite: é um homem ansioso e compulsivo. Apesar dos adjetivos que sugerem certa intranquilidade, o músico e compositor está de bem com a vida, em um excelente momento da carreira. “Olho para trás e percebo o quanto já fiz. Estou bem comigo mesmo”, considera, contabilizando seus feitos. “Tenho no meu currículo sete discos junto com o grupo Arraial da Pavulagem, em que trabalho desde a fundação, e agora estou prestes a lançar meu terceiro trabalho solo”, faz as contas. O motivo para tanta satisfação está no lançamento do álbum “Balaio Sonoro”, comemorado com um grande espetáculo na noite de amanhã, 18, no Theatro da Paz.


Como o próprio título sugere, o terceiro álbum solo da carreira de Ronaldo traz numa cesta musical diversas sonoridades, tendo como fonte de inspiração principalmente os ritmos amazônicos. “Sou um grande estudioso da nossa cultura. É um trabalho que faço tanto dentro do Arraial da Pavulagem, como em minha carreira solo. Minha trajetória é marcada por composições que dialogam com a cultura da região e neste álbum não é diferente”, considera o músico. Porém, há de se notar uma importante diferença entre os demais trabalhos e este, que está saindo do forno. “Nos meus outros discos eu canto minhas composições. O ‘Balaio’ tem outra pegada. Eu revisitei músicas de minha autoria interpretadas por outros cantores e juntei tudo isso em uma compilação”, explica. 


As quase três décadas de carreira dentro do Arraial da Pavulagem, somadas a uma vida inteira dedicada a música, tinham que trazer bons frutos a Ronaldo. Entre os muitos feitos acumulados, o músico tem carinho especial pelas amizades que fez ao longo do percurso. 


“Comecei a tocar com amigos e durante toda minha carreira me relacionei com muitos artistas e tive composições minhas gravadas por diversos amigos. Foi por isso que tomei a decisão de preparar um disco que reunisse essas interpretações”. Participam do disco artistas como Jane Duboc, Nilson Chaves, Pedrinho Cavalléro, Gaby Amarantos, Luê e Junior Soares – todos convidados para subirem ao palco no show de amanhã.


Ronaldo já compôs tantas canções que chega a perder a conta. Por isso foi difícil escolher o repertório do disco. “Tentei unir algumas músicas que me marcaram muito e que também representam relações importantes da minha vida”, afirma. Neste Balaio Sonoro estão a animada “Merengue Latino” (recentemente gravada por Gaby Amarantos), “Tambor de Couro”, “Iná” e “Faróis”, além “Lua Jardineira”, “Canoa da princesa” e “Íris do vejo raro”, músicas muito conhecidas pelos seguidores dos arrastões do Pavulagem. O álbum é uma coletânea de 14 músicas e a ideia do projeto, segundo o compositor, é também homenagear parceiros em letra e melodia, como Renato Torres, Adilson Alcântara e Almirzinho Gabriel.


Um convicto apaixonado por música, que descobriu a força dos sons ainda na infância, ouvindo rádio na casa dos pais, na Ilha do Marajó. Hoje, Ronaldo saboreia o gosto da realização e convida a todos a participarem a celebrarem o momento. “Com a minha produção eu gosto de exaltar as belezas da nossa natureza, tanto a fauna e flora, como também a beleza humana. Por isso estou sempre revisitando nossos ritmos, por isso vivo de música – coisa que é muito difícil em nosso país. O show de lançamento do disco vai ter gosto de festa, em que encontrarei amigos queridos para comemorar. E todos estão convidados!”.


Tanto o show quanto a produção do disco “Balaio Sonoro” são patrocinados pelo programa Natura Musical. 


NÃO PERCA


Lançamento do disco “Balaio Sonoro”, de Ronaldo Silva.


Amanhã (18), às 20h. Local: Theatro da Paz - Rua da Paz, s/n – Praça da República.


Valor do ingresso: R$ 20 (na bilheteria do teatro). Informações: 4009-8758 / 8759.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS