Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Belém sedia mostra de filmes sobre ditaduras

quinta-feira, 13/06/2013, 07:53 - Atualizado em 13/06/2013, 07:53 - Autor:


Universidades de todo o país serão palco da segunda edição da Mostra Cinema pela Verdade. Filmes sobre a Ditadura Civil-Militar no Brasil, Argentina e Chile terão mais de 200 sessões seguidas de debates. No Pará, serão promovidas oito sessões, cujo começo é dado pelo circuito que será realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), no auditório Rio Guamá localizado no Capacit, hoje e amanhã, nos turnos de 9h a 12h e 14h até as 17h. 


A seleção de filmes exibidos conta com o documentário “Eu Me Lembro”, de Luiz Fernando Lobo acerca da atuação da Comissão da Verdade, “Mariguella”, de Isa Grinspum Ferraz, em uma compilação de fatos sobre a vida do importante guerrilheiro, “Infância Clandestina”, de Benjamín Ávila, sobre a vida de uma criança na vigência da ditadura Argentina, baseado em fatos reais da vida do diretor, e o indicado ao Oscar, “No!”, de Pablo Larraín, que trata do fim da ditadura no Chile.


Criada com o objetivo de promover exibições de filmes seguidas de debates sobre o período da Ditadura Civil-Militar na América Latina e suas consequências, a mostra, que está em sua segunda edição, ocorrerá simultaneamente em universidades dos 27 estados da federação entre os meses de maio e agosto. 


Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (Icem), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa a promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira. 


O Cinema Pela Verdade no Pará também já conta com a participação de importantes personalidades envolvidas com o tema, como Jaime Cuellar Velarde, que faz doutorado na área, e Paulo Fonteles Filho, nascido em cárcere durante o regime, filho de vítimas da ditadura.Está prevista ainda a realização de dois circuitos no mês de agosto na Universidade da Amazônia (Unama) e Universidade Estadual do Pará (Uepa). 


(Diário do Pará)



Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS