Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Salomão Habib lança doc sobre Tó Teixeira

quinta-feira, 13/06/2013, 07:26 - Atualizado em 13/06/2013, 07:50 - Autor:


O músico Salomão Habib lança hoje, às 19, o documentário ‘Tó Teixeira - O poeta do violão’, no Cinema Olympia. O DVD foi produzido pela Violões da Amazônia e Amazon Filmes, com o patrocínio do Sesc. Após a exibição, haverá uma apresentação ao vivo do violonista no próprio cinema. A entrada é franca.


Antônio Teixeira do Nascimento Filho, ou simplesmente Tó Teixeira nasceu em Belém no dia 13 de junho de 1893. Foi um dos mais importantes músicos e compositores que o Pará já possuiu com um repertório de mais de 400 obras para ao mais diversos instrumentos, sobretudo o violão.


O documentário faz parte do projeto ‘Tó Teixeira - Vida e Obra’, através do qual Salomão se debruçou ao longo de 24 anos na compilação, análise, classificação e editoração de uma vasta obra, ainda inédita e em vias de se perder no ostracismo, em função do abandono e mau-acondicionamento de um rico acervo material. Salomão recolheu numa silenciosa e rebuscada pesquisa, inúmeras partituras, fotografias, livros, recortes e reportagens de jornais publicadas desde o início do século passado, a fim de recompor de maneira cronológica e didática a vida e a obra de Tó, além de restaurar partes de peças perdidas do compositor.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS