Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Reggae feito no Pará resgata carimbó

quarta-feira, 12/06/2013, 14:55 - Atualizado em 12/06/2013, 15:02 - Autor:


Uma programação pra lá de original, através do Projeto Carimbó Reggae trás pela primeira vez juntos Chico Braga e Dona Onete, que acompanhados pelo grupo Tribo, trarão às vésperas do verão, o clima de Algodoal, na beira do Rio Guamá. O evento srá realizado neste domingo (16), no Los Piratas, a programação terá ainda apresentações de Roguesi, com show "Samblack", e DJ Vitor Pedra, tocando o melhor do reggae local, nacional e mundial.

CHICO BRAGA

Chico Braga é cantor e compositor de carimbó, com 71 anos, vive da pesca na ilha de Algodoal, tem mais de 250 músicas e é um dos últimos mestres ainda vivo da música de raiz de nossa região. Natural do município de Magalhães Barata, distrito de Marapanim, Francisco Paulo Monteiro Braga é compositor, músico e fabricante de instrumentos.

Contemporâneo de grandes nomes do gênero como Pinduca, Lucindo e Verequete, o talento do músico sempre foi eclipsado pela fama de artista maldito. “Ele tem uma aura marginal. Ele nunca fez música para tocar em festival ou vender CD. O artista escolheu uma vida simples, quis viver em paz na ilha”, descreve produtor musical Léo Chermont.

Outra faceta do mestre é a de místico. Chico Braga diz receber visões de uma lenda local, a Princesa, que acredita encantar a ilha. “Há cerca de oito anos, Chico teve uma visão em que a Princesa alertava a respeito de uma inundação na ilha. Ele fez um carimbó a respeito e logo depois as ondas levaram as barracas da orla”, afirma Chermont.


SERVIÇO


Projeto Carimbó Reggae. Pela 1ª vez juntos Chico Braga, Dona Onete & Tribo original de Algodoal. Neste domingo (16), no Los Piratas.


(DOL, com informações do DJ Vitor Pedras)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS