Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Prêmio da Música Brasileira acontece hoje

quarta-feira, 12/06/2013, 08:49 - Atualizado em 12/06/2013, 08:49 - Autor:


Os vencedores da vigésima quarta edição do Prêmio da Música Brasileira serão conhecidos hoje à noite (12), durante cerimônia que homenageará Tom Jobim no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. São 106 indicados, em categorias que vão da MPB à música clássica, passando por pop, rock, samba, canção popular, eletrônico, regional, língua estrangeira e projeto especial, no mais completo painel da produção musical brasileira. O evento concede 37 prêmios para 12 categorias diferentes, em vários segmentos.

Adriana Calcanhotto e Zélia Duncan serão as apresentadoras da grande noite. Com direção geral de José Maurício Machline e direção musical de Jaques Morelenbaum, o show em homenagem a Tom Jobim terá a participação de Gal Costa (‘Se todos fossem iguais a você), Nana Caymmi (‘Por causa de você’), Tulipa Ruiz (‘Garota de Ipanema’), Maria Gadu (‘Chega de saudade’), João Bosco (‘Dindi’), Céu (‘Insensatez’), Antônio Zambujo e Carminho (‘Sabiá’), Leny Andrade (‘Brigas nunca mais’), Leila Pinheiro (‘Desafinado’), Rosa Passos (‘Inútil Paisagem’) e Mônica Salmaso (‘Derradeira primavera’).

A homenagem terá ainda o reencontro da Banda Nova (Jaques e Paula Morelenbaum, Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Paulo Braga – com participação de Daniel Jobim), que acompanhou Tom Jobim durante muitos anos e fará uma releitura de ‘Wave’, e a  reunião dos pianistas João Carlos Martins, Wagner Tiso, Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, João Carlos Coutinho e Leandro Braga. Juntos, eles tocarão uma nova versão para ‘Eu sei que vou te amar’.

O idealizador da premiação é José Maurício Machline, que ao longo de todos estes anos contou com diversos parceiros. Desde a 21ª edição, em 2010, o Prêmio da Música Brasileira é patrocinado pela Vale, que mantém a parceria até hoje. O evento passou a contemplar duas categorias: uma voltada para o público geral e outra exclusiva para os empregados da mineradora.

A 24ª edição do Prêmio da Música Brasileira terá novamente uma versão itinerante, em nove cidades onde a Vale tem atuação. José Maurício Machline idealizou este novo formato, que permite ao Prêmio viajar pelo Brasil. Será realizado um show sobre Tom Jobim com a participação de Adriana Calcanhotto, João Bosco, Roberta Sá, Zélia Duncan e Zé Renato.

A versão itinerante do Prêmio da Música será apresentada pelo ator Murilo Rosa, que fará um apanhado dos melhores momentos da cerimônia do Municipal e contará a história de Tom Jobim, grande homenageado do ano.  Adriana Calcanhotto interpretará, entre outras, ‘Eu sei que vou te amar’, ‘Estrada do sol’ e ‘Outra vez’, em dueto com Zélia Duncan, que cantará ainda canções como ‘Desafinado’ e ‘Luiza’.

Homenageado do ano passado, João Bosco volta à estrada para reler músicas imortais, como ‘Chega de Saudade’ e ‘Águas de Março’, além de fazer um dueto com Zé Renato em ‘Tereza da Praia’. Zé Renato relembrará ‘Garota de Ipanema’ e ‘Por causa de você’ e fará um segundo dueto com Roberta Sá, em ‘Eu te amo’. Sozinha, Roberta canta, entre outras, ‘Sabiá’ e ‘Insensatez’. Um número final surpresa reunirá todos no palco. Cada cidade terá um artista local, interpretando ‘Wave’.

A turnê itinerante começa por São Luís (18/06) e passa ainda por Parauapebas (21/06), Marabá (23/06), Belém (26/06), São Paulo (28/06), Vitória (30/06), Belo Horizonte (03/07) e Itabira (05/07), encerrando no Rio de Janeiro, no dia 10 de julho. Todos os shows são gratuitos com apresentações ao ar livre em algumas cidades.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS