Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Instituto Nangetu celebra Santo Onofre

segunda-feira, 10/06/2013, 07:44 - Atualizado em 10/06/2013, 07:44 - Autor:


Quadrilhas, bois-bumbá, cineclube e celebrações afro-religiosas integram a Festividade de Santo Onofre, em Belém. Hoje, a festividade terá um caráter religioso-cultural, a partir das 19 horas, com Xirê de Caboclo (celebração de candomblé), banho de cheiro e uma sessão do Cineclube no Terreiro, com a exibição do episódio “Origens”, da série Mojubá, do projeto A Cor da Cultura, do Canal Futura.


Toda a celebração será registrada pelo fotógrafo carioca Walter Firmo, um dos pioneiros e mais importantes autores a trabalhar com fotografia colorida no Brasil, e grande divulgador da contribuição da cultura negra em seu trabalho.


‘Origens’ apresenta as diferenças entre as tradições religiosas de origem africana e a luta de seus seguidores contra a perseguição até a conquista da livre expressão religiosa. São apresentadas também as relações e influências indígenas nos cultos afro-brasileiros. 


Nesta quarta (12), a festa começa mais cedo, às 16h, e se estende durante a noite, com vasta programação, a começar com a exibição da rádio o “Som da Gente”, com Tata Kinamboji e Tata Diánvula, Luah Sampaio, Priscila Duque e Ricardo Zé Luz, uma parceria da Rádio Resistência FM e Rede Aparelho de mídia interativa comunitária. Quadrilhas juninas e já tradicional e ritualístico cortejo do Boi-Bumbá Caprichoso, do mestre Alarindo, completam a festa.


A FESTA


Os festejos de Santo Onofre tiveram o início no dia 31 de maio, com a tradicional ladainha para Santo Onofre, com a presença de Aderbal Moreira, representante afro-religioso do Rio de Janeiro, que trouxe para a roda a discussão sobre ecologia e o candomblé. No decorrer do mês, novenas e outras celebrações, deram seguimento a festa que chega dia 12 ao encerramento, com a programação religiosa-cultural. 


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS