Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

As 'fantárdigas' palhaçadas de Tiririca

domingo, 09/06/2013, 12:08 - Atualizado em 09/06/2013, 16:06 - Autor:


O cearense Francisco Everardo Oliveira Silva dedica-se à política desde 2010 e é considerado o segundo deputado federal mais votado da história da democracia brasileira. Certo, por nome e sobrenome é possível que poucos o reconheçam, mas basta mencionar sua alcunha humorística para suscitar lembranças nos mais desavisados. O Palhaço Tiririca, conhecido pelas roupas coloridas e cabelos loiros, arrebatou o país no fim da década de 90 com piadas ácidas e sucessos musicais como “Florentina”. Em uma trajetória inusitada, desembarcou em Brasília e hoje colhe os frutos de uma atuação elogiável no Congresso Nacional.


Apesar do sucesso como deputado, bateu saudade de arrancar risos da plateia. Cansado dos compromissos formais e das diversas sessões deliberativas na Câmara Federal, Tiririca está de volta aos palcos. Depois de dois anos longe dos holofotes, o artista acaba de lançar o sexto disco da carreira e prepara-se para circular o Brasil com o espetáculo “Tiririca – Direto de Brasília”. E para a alegria dos paraenses, Belém entrou na rota da turnê. O show ocorre hoje, no Hangar Centro de Convenções. Em entrevista exclusiva ao Caderno Você – concedida por telefone, em meio à correria de Brasília - ele falou sobre seu novo trabalho artístico e ainda garantiu que continuará na política.


Um show direto de Brasília 


“Tiririca – Direto de Brasília” tem 13 faixas, das quais uma se chama “Estou no Poder”, que claramente se refere às críticas que recebeu quando foi eleito. Porém, Tiririca garante que o disco não se trata de um “desabafo”. “Lógico que o trabalho tem muito do que já passei por Brasília, mas seria falta de ética ficar insinuando coisas sobre meus colegas e situações da Câmara. Tento separar meus ofícios, acho que este é um dever que tenho tanto como artista, quanto como político. Na verdade, trata-se de uma grande brincadeira ”, afirma. 


E é o já conhecido tom de brincadeira que marca a trajetória do palhaço Tiririca que o público vai encontrar no espetáculo. A turnê, intitulada “Fantárdigo do Brasil”, passará por diversas cidades brasileiras levando piadas e bastante música. “É a minha volta aos palcos, então estou preparando um show bem divertido, com as melhores piadas da minha carreira e algumas novidades. Irei tocar as músicas que todos já conhecem e também quero apresentar o que compus nestes anos em que fiquei afastado”, conta Tiririca, que gravou o disco “Direto de Brasília” em 2012, na sua terra natal, Ceará. Além de Belém, Manaus também recebe o espetáculo, ambos realizados pela produtora Mega Eventos.


“Já havíamos realizado dois espetáculos do Tiririca, em 2009 e 2010. Ele ficou dois anos parado e agora, com a sua volta, estamos de novo apostando nesse show, que é sucesso de público por onde passa. Em ‘Fantárdigo do Brasil’ o artista apresenta as novas músicas, antigos sucessos e as piadas que o consagraram como um dos melhores humoristas do país”, considera Peterson Motta, da Mega Eventos, que junto com a RBA é a responsável pelo espetáculo.


POLÍTICA É COISA SÉRIA


Há poucos meses, Tiririca anunciou que desistiria da política. “Eu estava decepcionado. Você pensa que pode entrar e mudar tudo, mas o sistema é rígido e não permite grandes revoluções de forma acelerada. Porém, pensei melhor e acho que é importante fazer minha parte. Decidi que não irei parar”, declarou. Tiririca é um dos sete deputados que nunca faltou a nenhuma sessão da Câmara Federal. “Tento estar sempre presente, acho que este é o meu papel” completou o deputado, que tem se dedicado a trabalhar, principalmente, em projetos para o incentivo e educação de artistas circenses.


Mesmo com a vontade de voltar aos palcos, Tiririca garante que a vida dupla não irá influenciar no seu desempenho como político. “Minha agenda de shows é somente nos finais de semana, sendo que aos domingos sempre estarei em alguma capital brasileira, para poder pegar um voo para Brasília. Quero continuar sempre presente no Congresso, isso eu garanto para o povo brasileiro”.


UMA VIDA PELA RISADA


Francisco recebeu a alcunha de Tiririca aos oito anos, quando começou a trabalhar para um circo em sua cidade natal, Itapipoca. Depois de rodar por diversos municípios do interior do Nordeste, apresentando números de humor, por esforço próprio e de amigos conseguiu gravar seu primeiro disco – que vendeu 1,5 milhões de cópias pela gravadora Sony Music. Em 1997, estoura a canção Florentina, que tomou de assalto rádios do país inteiro. Não demorou para que o artista invadisse as emissoras de TV, tornando-se também um humorista televisivo.


Depois de mais de dez anos nos holofotes quando o assunto é humor, Tiririca dá uma guinada e resolve entrar para a política, se candidatando para deputado federal por São Paulo, por meio do Partido da República – PR. A campanha de sua candidatura fez um sucesso estrondoso. Frases de efeito como “Vote no Tiririca, pior do que está não fica” ganharam os eleitores, que o elegeram como o deputado mais votado do Brasil nas eleições de 2010. 


APROVEITE


Show “Tiririca- Direto de Brasília”. Hoje, às 19h. Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Informações: 3273-0010 / 8290-7955.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS