Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Banda Sinfônica é a primeira atração de festival

sábado, 01/06/2013, 18:00 - Atualizado em 01/06/2013, 18:00 - Autor:


A segunda fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará começa neste domingo (2), com uma apresentação da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (FCG). Os jovens que integram a banda vão subir ao palco do Theatro da Paz às 10h30. O repertório escolhido especialmente para o festival deve mexer com o público. A Banda vai executar composições brasileiras e ainda ritmos bem paraenses.


O repertório inclui Chico Buarque, Edu Lobo, Villa Lobos, Guerra-Peixe e Ted Max. Uma das músicas que serão apresentadas é "Ao Por do Sol", um clássico da música paraense, que vai encerrar o concerto. Jonatas Pereira no trompete e Maurício Brito no trombone serão os solistas.


Em abril deste ano, a Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes participou do Música das Américas - que corresponde à primeira Fase do Festival - que foi todo dedicado às bandas de música e reuniu em Belém músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e maestros de várias instituições musicais do Brasil e do exterior. A Banda Sinfônica fez um dos concertos dentro da programação do festival, que ocorreu no Centur, tendo como regente convidado o maestro Marcos Sadao, regente titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.


Atualmente, o regente titular da banda da FCG é o maestro Amilcar Gomes. À frente da banda ele regeu as apresentações realizadas este ano em Belém e no interior do Estado, dentro do projeto de interiorização desenvolvido pela FCG. Este ano, a BSFCG também participou do projeto Concertos Didáticos, que leva estudantes de escolas públicas para assistir a concertos comentados uma vez por mês no Theatro da Paz.


Neste domingo, a partir das 20h30, acontece a abertura oficial do festival com o concerto da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz sob a regência do maestro Miguel Campos Neto e tendo como solista o violonista paraense que mora na Alemanha, Lucas Imbiriba.  O concerto "Noite Espanhola" vai reunir no palco do Theatro da Paz músicos em sua maioria paraenses.


Este ano o XXVI Festival Internacional de Música do Pará acontece de 2 a 9 de junho em dez espaços culturais de Belém e tem patrocínio do BNDES e Banpará.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS