Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Projeto apresenta o grupo gaúcho ‘Alabê Ôni’

sexta-feira, 31/05/2013, 08:48 - Atualizado em 31/05/2013, 08:48 - Autor:


O Centro Cultural Sesc Boulevard será palco de difusão da produção musical brasileira amanhã. O Projeto Sonora Brasil, em sua 16ª edição, desenvolve programações identificadas com a história da música no Brasil. Para o show no Centro Cultural, o destaque será para a música, que apresenta manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas, do grupo gaúcho Alabê Ôni. A apresentação acontece às 19h, com entrada franca.


O Sonora Brasil, em 2013, levará 450 concertos para 128 cidades do país, a maioria distante dos grandes centros urbanos, promovendo a diversidade da música brasileira e contribuindo para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando a formação de plateia. Para os músicos, o projeto propicia a circulação de seus trabalhos, além do contato com outros grupos musicais.


O objetivo principal é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som, a qualidade das obras e de seus intérpretes.


Em sua 16ª edição, o Sonora Brasil apresenta “Tambores e Batuques”, “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, temas que circularão pelo país em 2013 e 2014, com a participação de oito grupos musicais.


O Sesc Boulevard recebe a temática “Tambores e Batuques”, a qual valoriza grupos musicais que têm o tambor como um elemento fundamental. Para o show no Centro Cultural, vem do Rio Grande do Sul o grupo Alabê Ôni, constituído por músicos e pesquisadores da cultura negra, que recuperam a história do Tambor de Sopapo. Originário da região das charqueadas de Pelotas, o instrumento está desaparecendo da tradição local. O grupo apresentará repertório de maçambiques, quicumbis, alujás e candombes. Além do show em Belém, o grupo se apresentará em Castanhal no dia 02 de junho, às 20h, no Auditório da Catedral Santa Maria Mãe de Deus, com entrada franca. 


PRESTIGIESesc Boulevard recebe grupo Alabê Ôni pelo Projeto Sonora Brasil. Amanhã, às 19h, no Sesc Boulevard (em frente à Estação das Docas). Informações: 3224-5305/5654. Entrada franca.


(Diário do Pará) 

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS