Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Para curtir no compasso da sanfona

quinta-feira, 30/05/2013, 09:36 - Atualizado em 30/05/2013, 09:36 - Autor:


A partir do dia 1º de junho, Belém se torna, mais uma vez, ponto de confluência para as quadrilhas juninas e diversas outras manifestações folclóricas típicas de todo o Pará em mais uma edição do “Arraial de Todos os Santos”, evento junino do governo do Estado, realizado pela Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. A abertura do Arraial ocorre às 17h30 na Praça do Povo, no Centur. Todas as apresentações do evento têm entrada franca.


Na 10ª edição do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, aproximadamente 170 grupos das categorias Adulto e Mirim devem se apresentar até o dia 18 de junho. As agremiações virão de mais de 30 municípios do Estado, como São Caetano de Odivelas, Curralinho, Vigia, Quatipuru e Acará.


O concurso estadual inicia, diariamente, a partir das 18h, com 10 grupos em média se apresentando até o final da noite. As quadrilhas-mirins (com participantes de 7 a 14 anos) são as primeiras a mostrar a sua coreografia na Praça do Povo, seguidas das quadrilhas da categoria Adulto (com participantes de 14 anos em diante).


A partir do dia 5 de junho, o público poderá conferir também outras manifestações típicas da quadra junina paraense. Os grupos parafolclóricos, bois-bumbás e shows musicais e cênicos vão animar o evento, sempre de quarta-feira a domingo, a partir das 19h, no palco da Praça do Artista.


Os cordões de pássaros e cordões de bichos são outras atrações do arraial, a partir do dia 7 de junho, no palco do Cine Líbero Luxardo. Os grupos se apresentam às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre a partir das 18h.


O evento receberá ainda os espetáculos de pássaros juninos, manifestações juninas tipicamente paraenses, que ocorrem no Teatro Margarida Schivasappa nos dias 14, 15 e 16 de junho, a partir das 19h. Dois diferentes grupos de pássaros juninos se apresentaram em cada noite.O público que for prestigiar as atrações do Arraial de Todos os Santos poderá se divertir em um ambiente coberto e com segurança, que oferecerá barracas de comidas típicas, artesanato e espaço com brinquedos populares para as crianças. A programação completa do Arraial de Todos os Santos pode ser acessada no portal da Fundação Tancredo Neves (www.fcptn.pa.gov.br).


CULTURA POPULAR


O arraial é um evento do governo do Pará, realizado pela Fundação Tancredo Neves, com o objetivo de fortalecer as manifestações e a identidade cultural do povo paraense, por meio da revitalização das festividades tradicionais do Estado, tais como: bois-bumbás, cordões de bichos, pássaros juninos, quadrilhas roceiras, grupos folclóricos e outras brincadeiras trazidas dos municípios para a capital.


A entrada para o evento é gratuita, possibilitando o acesso do público infantil, adolescente, jovem, adulto e idoso, de forma a proporcionar uma festa de grande valorização e integração das manifestações culturais com o público da cidade.O Arraial de Todos os Santos faz parte São João do Pará, evento junino do governo do Estado, e tem apoio de instituições parcerias como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Comunicação, Secretaria Estadual de Saúde, Funtelpa, Secretaria Municipal de Economia, Autarquia de Mobilidade Urbana de Belém, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a ONG Noolhar. 


PARTICIPE


O Arraial de Todos os Santos 2013 inicia no próximo sábado, 1º de junho, e segue até o dia 18, com o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, mostras de bois-bumbás, pássaros juninos, cordões de pássaros e de bichos, grupos parafolclóricos e shows musicais e cênicos. Informações: 3202 – 4371 ou no site www.fcptn.pa.gov.br.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS