Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Vai começar o Festival Internacional de Música

terça-feira, 28/05/2013, 11:05 - Atualizado em 28/05/2013, 11:06 - Autor:


No domingo (02) começa o XXVI Festival Internacional de Música do Pará. Mais de 50 atrações locais, nacionais e internacionais vão se apresentar durante o evento que vai até o dia 9 de junho em vários espaços culturais da capital. Este ano o Festival vai homenagear o bicentenário de nascimento do compositor Giuseppe Verdi. Também vai celebrar os 180 anos de Johannes Brahms, lembrar o centenário de Benjamim Britten e os 70 anos do compositor brasileiro Almeida Prado.

Além da programação artística, o Festival também é voltado para a educação musical com a realização de cursos, palestras e oficinas. Serão mais de 30 masterclass que serão realizados no Conservatório Carlos Gomes. As inscrições para os cursos começaram hoje e vão até sexta-feira com um intervalo na quinta (30) em função do feriado de Corpus Christi. Alguns dos instrumentistas que vão ministrar as oficinas já estão em Belém.

Para homenagear os 200 anos de Verdi, haverá uma montagem experimental da ópera "La Traviata" com a utilização de várias linguagens artísticas, como o cinema mudo e o teatro. O espetáculo será apresentado nos dias 3 e 4 de junho, às 19h, no Teatro Universitário Claudio Barradas, que funciona na Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Os ensaios dessa montagem estão ocorrendo à noite na sala Ettore Bosio. À tarde, grupos artísticos da Fundação Carlos Gomes também estão ensaiando no Conservatório. Mais de vinte grupos vão se apresentar dentro da programação do festival. A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, que fará o concerto de abertura do festival, está ensaiando de 9h às 12h no Theatro da Paz. Os ensaios já estão tendo a participação do violonista paraense Lucas Imbiriba, que será o solista da noite.

O Festival trará a Belém os grupos Esterhazy, Fantasmi, Rostock, a soprano Jo Ella Todd, o maestro Jacob Slagter, o saxofonista americano Paul Haar, que vai se apresentar com a Amazônia Jazz Band, entre tantos outros. Entre as atrações nacionais, destaque para grandes nomes da música instrumental brasileira como o saxofonista Leo Gandelmam, o violonista Yamandu Costa, o pianista Hamleto Stamato e o contrabaixista Ney Conceição.

Serviço:

XXVI Festival Internacional de Música do Pará
2 a 9 de Junho
Theatro da Paz, Teatro Waldemar Henrique,Teatro Claudio Barradas, Sala Ettore Bosio, Catedral Metropolitana de Belém, Igreha de Santo Alexandre, espaço São José Liberto, Anfiteatro São Pedro Nolasco, CamarIN Cultural e Portal da Amazônia.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS