Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Belém recebe o 1º Nerdei

sábado, 25/05/2013, 09:53 - Atualizado em 25/05/2013, 09:53 - Autor:


Na década de 1980, época da infância do jornalista Pedro Loureiro, os programas mais populares entre os nerds eram Jaspion, Jetsons, Esquadrão Relâmpago Changeman e Spectroman. Também era muito comum colecionar figurinhas, revistas e enciclopédias sobre assuntos científicos, como os dinossauros. “Eu adorava dinossauros. Comprava revistas, álbuns de figurinhas, lia livros sobre dinossauros. Cheguei até a decorar os nomes científicos de cada um”, diverte-se. Pedro será um dos participantes do 1º Nerdei, evento realizado em Belém pela Saraiva Megastore para comemorar o Dia do Orgulho Nerd – ou Dia da Toalha, em referência à data de lançamento do primeiro filme da saga Star Wars (Episódio IV: Uma Nova Esperança) e também do aniversário do criador da série ‘O guia do mochileiro das galáxias’, Douglas Adams. 


Organizada em parceria com a Ponto Zero, Gibi + e CLIC, a programação será das 15h às 21h e tem entrada franca. Entre as principais discussões propostas pelo Nerdei é a de entender o que é e como é ser nerd no contexto amazônico. “É importante pensar nas características próprias, nas especificidades dos nerds da Amazônia”, considera Ana Carolina Almeida, uma das organizadoras. Para Pedro, os nerds dessa região são um pouco mais deslocados por conta da dificuldade de acesso às informações e outros grupos. “Mas hoje em dia a internet já permite que os grupos se encontrem mais facilidade. Isso na década de 80 era muito raro de acontecer”, diz Pedro. Quem nunca ouviu alguém dizer “que a força esteja com você” em momentos inusitados? A frase mais conhecida de Mestre Yoda, personagem da saga Star Wars, é ainda hoje um dos principais lemas dos nerds espalhados pelo mundo. 


Além de Yoda, outros personagens como Spock, de Star Trek, He-Man e os super-heróis dos quadrinhos ‘Os Vingadores’ continuam ainda hoje salvos nas memórias dos fãs sendo frequentemente homenageados. 


Para o público, que tem como bíblia “O guia do mochileiro das galáxias”, a programação conta com um bate-papo às 15h sobre o tema “Eu nerdei quando...”, que terá a participação de Marcus Dickson, Pedro Loureiro de Bragança. “Nessa mesa os convidados irão contar para as pessoas como ‘nerdaram’ e também ouvir as histórias de outros participantes. As melhores poderão concorrer a prêmios”, adianta Ana. 


Em seguida haverá também um bate-papo com os integrantes da Ponto 0 e Gibi + que vão fazer um panorama desse universo, além de percorrer um pouco a história e os significados desse tipo de comportamento. Além dos debates, o evento ainda terá videogame liberado, jogos de RPG, cosplay e um quizz sobre o mundo nerd. “A proposta do Nerdei é tentar conversar com todas as áreas de interesse do nerd, como o videogame, a tecnologia, a cultura pop, as histórias em quadrinhos, etc”, explica Ana. 


Vida longa e próspera


Comemorado no mundo inteiro, a iniciativa teve origem na Espanha e logo foi popularizada em outros países. Entre as chamadas nerdices praticadas neste dia está a utilização da toalha de diferentes formas, como aconselha o próprio Guia dos Mochileiros da aláxia. 


Durante o Nerdei os participantes poderão ouvir as mais diversas histórias e experiências nerds que foram modificadas ao longo das décadas, desde que o movimento começou entre 1970 e 1980. “Eu sou de uma época em que ser nerd significava jogar videogame o dia inteiro enquanto os outros garotos jogavam bola. Uma das nossas principais referências nerds era o programa ‘O Mundo de Beakman’”, lembra Pedro Bragança, professor e um dos participantes do evento. 


Na cultura nerd ainda há algumas desavenças entre os próprios praticantes que vão desde o nome correto a ser dado ao dia da homenagem até sobre os produtos consumidos por cada um. Diante disso, a proposta do Nerdei é congregar os nerds. “E mostrar que tolerância, respeito, convivência e chamada política da boa vizinhança são sempre bem vindos”, conclui Ana Carolina. 


PARTICIPE


1º Nerdei . Hoje, a partir das 15h, na Livraria Saraiva (Av. Visoconde de Souza Franco– Boulevard Shopping, 2º piso). Entrada franca. 


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS