Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Em livro, a vida do Senhor da Fantasia

quarta-feira, 22/05/2013, 07:22 - Atualizado em 22/05/2013, 07:22 - Autor:


“J.R.R. Tolkien, o Senhor da Fantasia” reconstitui a vida de Tolkien, autor de clássicos como a trilogia “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, e considerado um dos maiores autores de fantasia de todos os tempos. A biografia acompanha a trajetória do escritor desde a infância difícil na África do Sul e do retorno da família para a Inglaterra. Os Tolkien estabeleceram-se em Birmingham, cidade que passava por uma rápida industrialização nos anos 1890, mas ainda era cercada por uma paisagem de tirar o fôlego. Este cenário que reunia e mesclava o coração industrial do Império britânico próximo a bosques e montanhas idílicas e selvagens foi determinante para as ideias e a escrita de Tolkien.


Conhecida pelas edições caprichadas, em versões brochura (classic editions) e capa dura (limited editions), a DarkSide, optou, no caso de “J.R.R. Tolkien, o Senhor da Fantasia”, apenas pelo lançamento do modelo mais luxuoso – porém pelo preço mais baixo. “Fizemos essa opção em homenagem ao grande mestre da fantasia, para que o máximo de leitores conheçam sua vida”, justifica Christiano Menezes, diretor editorial da DarkSide.


Já é clássico o momento inspirador quando Tolkien, então professor em Oxford, corrigia os exames da turma e, ao se deparar com uma página em branco deixada por um aluno no caderno de exercícios, escreveu de repente: “Em uma toca no chão vivia um Hobbit”. 


Escrito para os seus filhos, “O Hobbit” tornou-se um sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de exemplares mundo afora desde então e estabeleceu-se como “um dos livros mais influentes de nossa geração”. Influência e paixão que só aumentaram com as adaptações para o cinema da trilogia de “O Senhor dos Anéis”, por Peter Jackson, e que voltam a atrair a atenção de todos novamente com o começo da nova trilogia de “O Hobbit”.


O jornalista Michael White é autor de 20 livros e ex-editor de ciência da revista britânica GQ.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS