Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Tiririca vem a Belém em junho durante turnê

domingo, 19/05/2013, 12:06 - Atualizado em 19/05/2013, 12:06 - Autor:


Os limites entre política e humor, que na história do Brasil nunca foram lá muito bem definidos, se tornaram ainda mais tênues depois da entrada do palhaço Tiririca na Câmara Federal. Com o apoio de 1,3 milhões de eleitores, ele foi considerado o deputado mais votado do país nas eleições de 2010. O que na época mais pareceu uma grande piada, transformou-se em uma surpreendente lição de atuação política: Francisco Everardo Oliveira Silva não faltou a nenhuma sessão deliberativa da Casa, teve forte participação em projetos para o incentivo e educação de artistas circenses e recebeu elogio público do presidente da Câmara, Marco Maia, que admitiu estar impressionado com a desenvoltura do artista em Brasília.


Apesar de um desempenho louvável na Câmara dos Deputados, Tiririca resolveu voltar ao tatame que mais lhe cai bem: o palco. Foram dois anos longe da vida artística, tempo em que o palhaço aproveitou para conceber o sexto trabalho de sua carreira musical. No disco “Tiririca – Direto de Brasília”, ele conta sua experiência como parlamentar, abusando do humor para falar tanto dos preconceitos sofridos por ele, como para ressaltar alguns apontamentos sobre o cenário político brasileiro. 


E para celebrar o retorno, o palhaço cearense inicia agora uma série de shows pelo Brasil. Belém entrou na turnê e recebe o espetáculo dia 9 de junho, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.


Um bom filho à casa torna


Francisco recebeu a alcunha de Tiririca aos oito anos, quando começou a trabalhar para um circo em sua cidade natal, Itapipoca. Depois de rodar por diversos municípios do interior do Nordeste, apresentando números de humor, por esforço próprio e de amigos conseguiu gravar seu primeiro disco – que vendeu 1,5 milhões de cópias pela gravadora Sony music. Em 1997, estoura a canção Florentina, que tomou de assalto rádios do país inteiro. Não demorou para que o artista invadisse as emissoras de TV, tornando-se também um humorista televisivo.


Depois de mais de dez anos sob os holofotes quando o assunto é humor, Tiririca dá uma guinada e resolve entrar para a política, se candidatando para deputado federal por São Paulo, por meio do Partido da República – PR. A campanha de sua candidatura fez um sucesso estrondoso. Frases de efeito como “Vote no Tiririca, pior do que está não fica” ganharam os eleitores, que o alçaram ao posto de deputado mais votado do Brasil. 


Mesmo com os elogios à sua atuação, a ideia do parlamentar é finalizar o atual mandato e voltar definitivamente aos palcos. O lançamento do novo álbum é o primeiro passo para que Tiririca volte às suas atividades artísticas. Em entrevista cedida ao jornal Folha de São Paulo, o artista reiterou sua vontade de sair da vida política. Como deputado, não consegue administrar mais de uma função – além do mais, segundo ele, o ofício de palhaço rende mais dinheiro. “Eu sou artista popular. Aqui me prende muito. A procura pelos shows sempre foi enorme e não dá para fazer”, afirmou ao veículo.


‘Eu cheguei no poder, agora estou podendo’ 


“Tiririca – Direto de Brasília” tem 13 faixas, das quais uma se chama “Estou no Poder”.


Segundo declaração do deputado ao jornal folha de São Paulo, a música é um “desabafo” em razão das críticas que recebeu ao ser eleito, motivadas, especialmente, por acusações de que era analfabeto. O parlamentar correu o risco de não tomar posse por conta de denúncias de que ele não sabia ler nem escrever, derrubadas após a realização de um teste.


Já comentada pelo país, principalmente nas redes sociais, a canção de desabafo, carro-chefe do show traz na letra uma clara mensagem: “Eu estou no poder, todo mundo está vendo. Eu cheguei no poder, todo mundo está vendo. Eu cheguei no poder e agora estou podendo. Me criticaram bastante, disseram que eu não sabia ler. Fizeram muitas fofocas que eu não sabia escrever. Fiz o teste e passei e todo mundo viu, e os que me criticaram vão pra…”, diz trecho da música, cantada em ritmo de forró. 


Essas e outras questões percebidas por Tiririca durante sua experiência em Brasília são o fio condutor do novo álbum. A turnê, intitulada “Fantárdigo do Brasil”, passará por diversas cidades brasileiras. Manaus e Belém já estão na lista, com shows realizados pela produtora Mega Eventos. 


“Já havíamos realizado dois espetáculos do Tiririca, em 2009 e 2010. Ele ficou dois anos parado e agora, com a sua volta, estamos de novo apostando nesse show, que é sucesso de público por onde passa. Em ‘Fantárdigo do Brasil’ o artista apresenta as novas músicas, antigos sucessos e as piadas que o consagraram como um dos melhores humoristas do país”, considera Peterson Motta, da Mega Eventos, que junto com a RBA é a responsável pelo espetáculo. 


NÃO PERCA 


Show “Tiririca 


Direto de Brasília”. Dia 9 de junho, às 19h. local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Informações: 3273-0010 / 8290-7955.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS