Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Icoaraci recebe micareta junina neste domingo

sábado, 18/05/2013, 08:52 - Atualizado em 18/05/2013, 09:40 - Autor:


Um trio elétrico conduzindo milhares de pessoas dançando músicas da quadra junina, cordões de pássaros e bois desfilando suas fantasias multicoloridas ao som de muito forró em pleno mês de maio. Esse é o São João Fest, ou São João fora de época, uma micareta criada em 2011, com o objetivo de mudar a história dos eventos juninos no Distrito de Icoaraci, que será realizado neste domingo (19), a partir das 16 horas.

Mais de quatro mil brincantes das quadrilhas de Icoaraci e Região Metropolitana de Belém estão sendo esperados, além de quadrilhas vindas do interior do Estado.

A ideia da micareta surgiu dos diretores das quadrilhas "Garra Junina", Maria de Belém Miranda, e "Expresso Junino", Waldeci Amaral, em fazer um evento onde, aliado ao resgate do amor à tradição junina, também angariasse fundos para as quadrilhas participantes do evento, que, além de concorrerem nos eventos e concursos promovidos durante o período junino, desenvolvem projetos sociais com as comunidades às quais pertencem.

"O São João Fest, que este ano vem em sua terceira versão, é a primeira micareta junina do norte do país que veio resgatar o orgulho do povo de Icoaraci em ser ‘quadrilheiro’, e, consequentemente todas as tradições dos eventos desse período como cordões de pássaros, bois, quadrilhas, etc...", explica Waldeci.

Para Belém Miranda, coordenadora da micareta, com o evento, além do resgate às tradições culturais da época junina, existe também um intuito de divulgar todo um trabalho que acontece durante pelo menos nove meses que antecedem o São João. "As quadrilhas desenvolvem um trabalho social intenso, muito pouco conhecido. No nosso caso, já resgatamos inúmeros jovens e até mesmo crianças que eram 'aviõezinhos' do tráfico de drogas, tiramos eles da marginalidade, através da participação nos grupos de quadrilha".


Os jovens e crianças que brincam e participam dos projetos sociais são monitoramos em sua conduta, sua frequência e rendimento escolar e outros critérios para que possam participar das quadrilhas", explica. "Existem, também, cursos de corte e costura, artesanato e uma série de outras atividades que envolvem mais de 2.800 pessoas durante todo o ano nas 19 quadrilhas existentes em Icoaraci”, dizem os quadrilheiros.


Desde seu primeiro ano, a micareta levou às ruas de Icoaraci mais de duas mil pessoas em um verdadeiro cortejo de alegria, descontração, colorido, paixão e amor ao São João.


A micareta será acompanhada por um trio elétrico que seguirá tocando forró de raiz, forró pé de serra e muita música de São João.


Trajeto


A saída do São João Fest III será da estrada do Outeiro, em frente à sede do Maguari, e percorrerá a rua Monsenhor Azevedo, travessa São Roque, rua Coronel Juvêncio Sarmento (5ª rua), terminando na casa de show Quadra do Barral, com show da Banda Kalango.


Serviço


Mais informações para vendas de abada: (91) 9919-2964/ 8254-5254/ 9940-2193.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS