Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Semana de Museus terá programação especial

segunda-feira, 13/05/2013, 11:11 - Atualizado em 13/05/2013, 11:13 - Autor:


O público paraense vai ter a oportunidade de conhecer e viver mais seus principais museus nesse mês de maio, e de graça. Entre os dias 14 e 18, o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM) e a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) realizam a 11ª Semana de Museus, uma programação composta de visitações e outras atividades inteiramente gratuitas, que apresenta como tema “Memória Amazônica e Identidades”. A abertura do evento acontece às 18h desta terça-feira, na Sala das Artes do Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep), em meio ao concerto "Suite das Amazonas", com o violonista Salomão Habib. A entrada é franca. 


A discussão proposta pelo SIM e pela Secult em diálogo e parceria com a Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) – que, por sua vez, também realiza no mesmo período a 11ª Semana Nacional de Museus, alusivo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio) - reitera a força das origens da cultura amazônica e sua constante criatividade, valorizando as identidades oriundas dessa cultura. Assim, por meio de exposições, palestras, concertos, oficinas e visitas educativas às unidades museológicas do Sistema - Museu do Círio, Memorial Amazônico da Navegação, Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas (Cojan), Museu do Forte do Presépio, Museu de Gemas do Pará, Museu de Arte Sacra (MAS), Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Histórico do Estado do Pará (Mhep) – será possível explorar uma das mais expressivas identidades amazônicas: a cultura dos povos tapajônicos.


Diante de toda essa programação, o SIM cumpre ainda com sua missão de coordenar, fomentar e implementar as políticas museológicas nos espaços de preservação da memória, de forma integrada, democrática, participativa e inclusiva, contribuindo com o desenvolvimento sociocultural e a valorização das entidades culturais do estado do Pará.


Serviço: A abertura da 11ª Semana de Museus acontece no Salão das Artes do Mhep (Palácio Lauro Sodré – Pça Dom Pedro II, s/n), às 18h, em meio ao concerto "Suite das Amazonas", com o violonista Salomão Habib. Entrada franca. A programação da Semana de Museus vai até 18 de maio nos espaços do Museu do Círio e Museu da Imagem e do Som (MIS), no Casario da Rua Padre Champagnat – Cidade Velha; no Memorial Amazônico da Navegação (Parque Ambiental Mangal das Garças – Passagem Carneiro Rocha, ao lado do Arsenal da Marinha – Cidade Velha); no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan), Museu do Forte do Presépio e Museu de Arte Sacra (MAS), na Pça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha; no Museu de Gemas do Pará (Pça do Arsenal, s/n – Jurunas); e no próprio Mhep. A visitação é gratuita em todos esses dias.


(DOL, com informações da Secult)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS