Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

‘Peter Pan’ completa 60 anos com sessão especial

domingo, 12/05/2013, 11:01 - Atualizado em 12/05/2013, 11:01 - Autor:


Quem não se lembra de Wendy, Sininho e do temido Capitão Gancho? Lançado pelos estúdios Walt Disney em 1953, o filme de animação “Peter Pan” foi recorde de bilheteria naquele ano, arrecadando cerca de 87 milhões de dólares. O longa será exibido hoje na sessão Cinemateca do Cine Olympia, às 16h, em comemoração aos 60 anos de lançamento da produção. A entrada é franca. 


Baseado na peça teatral “Peter and Wendy”, do escritor escocês James Barrie, “Peter Pan” é o menino que se recusa a crescer e passa observar a casa da família Darling, em Londres, onde a irmã mais velha, Wendy, acredita que ele existe e consegue convencer os irmãos João e Miguel. Quando os pais dos três estão ausentes, Peter aproveita para ensinar as crianças como elas devem fazer para conseguir voar: pensar em alguma coisa boa e usar o pó mágico da fada Sininho. Ao conseguirem, Peter leva os três à ilha encantada Terra do Nunca, onde moram Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e também o pirata Capitão Gancho. 


Gancho é o vilão que perdeu uma de suas mãos durante um duelo com o Peter Pan e promete vingar-se do garoto a qualquer custo. Enquanto isso, o pirata é perseguido pelo crocodilo que comeu sua mão e pretende comer o restante do corpo de Gancho. A vida de Peter Pan fica ainda mais complicada quando Sininho passa a ter ciúmes da Wendy. 


“Peter Pan”, Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske, foi a décima quarta animação produzida pela Disney e indicada ao Festival de Cannes no ano de 1953. Recentemente, o longa-metragem ganhou duas sequências: “Retorno à Terra do Nunca”, de 2002, e “Tinker Bell” – nome da fada na versão dos Estados Unidos – em 2008. 


ASSISTA


Sessão Cinemateca exibe “Peter Pan”, de Walt Disney. Hoje, às 16h, no Cinema Olympia (Av. Presidente Vargas, 918). Entrada franca. Informações: 3230-5380. 


SAIBA MAIS


O filme foi inspirado na obra de James Barrie, escrito nos primeiros anos do século XX. Walt Disney quis fazer a adaptação para as telonas logo após o bom desempenho de ‘Branca de Neve’, mas a produção – que ficou parada durante a Segunda Guerra Mundial – durou mais de dez anos. Quando estreou, em 1953, foi um sucesso de crítica e bilheteria, fazendo a maior arrecadação do ano: quase US$ 90 milhões.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS