Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Juruti se prepara para Festival

sábado, 11/05/2013, 18:08 - Atualizado em 11/05/2013, 18:08 - Autor:


Juruti, localizado a oeste do Pará – na fronteira com o estado do Amazonas, é dotado de imensa riqueza natural e de um povo simples e hospitaleiro, o que faz do município um lugar aconchegante. Os 47.086 habitantes já se preparam para sediar o 20º Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti, que ocorre entre os dias 25 e 27 de julho, com objetivo de preservar as tradições histórico-culturais do município, revivendo tradições, cantos e rituais míticos.


Anualmente, o evento atrai milhares de turistas de todos os lugares do Brasil para o município, desde o primeiro festival de grupos folclóricos, realizado em 1986, que representa a cultura local, gerando renda para a população. Um espetáculo de luz, cores, criatividade, alegorias, músicas e animação marca a disputa histórica das tribos Munduruku e Muirapinima, que se apresentam no Tribódromo.


O evento, que desde 2008 é oficialmente considerado Patrimônio Cultural do Pará, tem patrocínio da Prefeitura de Juruti, em uma parceria público-privada, apoio de divulgação e promoção do Governo do Pará, por meio da Paratur, cuja parceria com o canal de televisão Amazon Sat transmitirá flashes do evento ao vivo para os estados de Rondônia, Amazonas, Acre, Amapá e Roraima, e para todo o Brasil por meio do seu portal de notíciais, dando maior visibilidade a um produto turístico do estado.


História


O Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal) festa cultural realizada no último fim de semana do mês de julho ou início do mês de agosto, teve início no ano de 1986 com bois bumbás, cordões de pássaros, quadrilhas e carimbó. Atualmente, ganhou proporções bem maiores com apresentações no Tribódromo, arena onde as tribos Muirapinima (simbolizada pelas cores vermelho e azul) e Mundurku (simbolizada pelas cores vermelho e amarelo) se enfrentam para a conquista do título. A cultura indígena é retratada em forma de música, artes cênicas, fotografias, alegorias e dança.


A viagem para Juruti é feita por avião até o município de Santarém e, posteriormente, de barco, lancha ou navio. Quem visita a cidade pela primeira vez não pode deixar de conhecer suas belas praias e igarapés. São eles: o Igarapé da Ponte, a 10 minutos da cidade de carro ou moto; Lago do Jará, um dos balneários mais populares da cidade; a Praia do Formigão, localizada no lago do Juruti Velho, distante do centro da cidade cerca de 5 horas de barco.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS