Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Festival exibe filmes no Centur

sexta-feira, 10/05/2013, 07:57 - Atualizado em 10/05/2013, 07:57 - Autor:


A IV Mostra de Cinema da Amazônia será aberta hoje, às 18h, no Cine Líbero Luxardo, no Centur, com a exibição de 14 dos 44 filmes selecionados para compor o projeto. Na edição deste ano, obras paraenses como “Severa Romana” (2006), “Ver-o-Peso” (1984) e “Chama Verequete” (2002) serão exibidas ao lado de películas do Acre, Roraima e Amapá, tanto nas capitais dos estados da região amazônica como na Europa. Idealizado pelo Instituto Amazônia Brasil, o evento é uma parceria com os coletivos integrantes do Circuito Fora do Eixo. A mostra segue até o dia 26, com entrada franca.


De acordo com a organização, o festival utiliza o cinema como ferramenta de intercâmbio cultural entre a Amazônia e o mundo. Entre as películas, serão apresentadas ao público curtas e médias de ficção, documentários e animações. “O projeto consiste em divulgar os filmes amazônicos para os mais diversos públicos e trazer o cinema independente internacional contemporâneo para a Amazônia”, explica Eduardo Souza, coordenador do instituto. A mostra já passou por 14 cidades e cinco países em quase 10 anos de existência. Em 2013, serão 60 dias de debates, encontros, fóruns e exibições de curtas, médias, longas, documentários e animações de todos os países envolvidos no projeto.


A primeira capital a receber o projeto é Belém. Depois, a mostra segue para os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá e Roraima. “Em junho, vamos atravessar o oceano e aportar em Portugal com uma programação de shows musicais, intervenções, exposições e feira gastronômica em três cidades portuguesas: Lisboa, Coimbra e Porto”, reforça Eduardo. Para ele, a proposta estabelece o intercâmbio cultural entre os países envolvidos e pode também fomentar parcerias e relações comerciais de coprodução entre artistas, produtoras e instituições nacionais e internacionais. Além do Cine Líbero Luxardo, a mostra será exibida no Cine Olympia, faculdade Estácio FAP, Casa Fora do Eixo Amazônia e na ilha do Combu.


PRESTIGIE!


IV Mostra de Cinema da Amazônia, hoje, a partir das 18h, no Cine Líbero Luxardo, no Centur. Informações e programação completa o evento pelo site: http://institutoamazoniabrasil.com/mostracinema/programacao.php 



FILMES DE HOJE
“Cine Jornais” (1950/1960), Líbero Luxardo (PA)
“Ver-o-Peso”, (1984), Januário Guedes (PA)
“Mãos de Outubro” (2010), Vitor Souza Lima (PA)
“Severa Romana” (2006) Bio Souza, Sue Pavão e Rael Hélyan (PA)
“O Número” (2004), Beto Bertagna (RO)
“Julinana Contra o Jambeiro do Diabo Pelo Coração de João Batista” (2012), Roger Elarrat (PA)
“Muragens” (2012), Andrei Miralha (PA)
Das 20h15 às 22h15
“Cine Jornais” (1950/1960), Líbero Luxardo (PA)
“Chama Verequete” (2002), Luiz Arnaldo Campos e Rogério Pereira (PA)
“Chuvas e Trovoadas” (1994), Flavia Alfinito (PA)
“Origem dos Nomes” (2005), Marta Nassar (PA)
“Awara Nana Putane” (2002), Sérgio de Carvalho (AC)
“Matinta” (2009), Fernando Segtowick (PA)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS