Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Andrea Feijó discute arte e consciência ambiental

domingo, 05/05/2013, 13:15 - Atualizado em 05/05/2013, 13:15 - Autor:


A partir de ações compartilhadas, inseridas em um determinado contexto social, e tendo a fotografia como principal ferramenta de criação artística, a Dissertação de Mestrado em Arte intitulada “Projeto Adote um urubu: uma experiência artística na comunidade de Algodoal-Maiandeua-Pará” foi defendida pela artista visual Andrea Feijó na UFPA, em 2011, e agora chega ao Prêmio Diário, na palestra que acontecerá no dia 7 de maio, às 19h, no Instituto de Artes do Pará.


O projeto também teve como resultado um vídeo de 11 minutos, com direção da própria Andrea Feijó, com edição de Junior Braga, já exibido na Fotoativa em agosto/2008 e nas duas mostras Culturais do Projeto, em dez/2008 e em dez/2010, e que também será exibido na programação do Prêmio Diário de Fotografia, como parte do relato de experiência da artista.


Realizado na Ilha de Maiandeua, ou Algodoal, situada na região do salgado, noroeste do estado do Pará, a ação artística “Adote um urubu” foi realizada no dia 02 de janeiro de 2008, data em que a maioria das pessoas que visitava a ilha, por ocasião das festas de final de ano, estava indo embora. Essa proposição contou com uma logística que envolveu pessoas da comunidade - crianças e adultos - na coleta de um pouco do lixo reciclável produzido na ilha e que tem, comumente, a queima como destino final. 


A coleta, feita em sacos pretos padronizados com a imagem de um urubu na cor cinza, foi agenciada previamente com alguns moradores e veranistas. Esse trabalho, cujo objetivo buscou provocar a reflexão sobre uma questão ambiental, constituiu-se na instalação do lixo reciclável coletado em locais de grande circulação de pessoas e, posteriormente, retirado da ilha pelos próprios visitantes a partir de uma intervenção da artista, que atuou como interlocutora. Artista visual e arte-educadora, formada em Ed. Artística, Andrea Feijó também é especialista em Semiótica e, desde 1992 participa de salões de arte, mostras individuais e coletivas nacionais e internacionais, tendo em seu currículo várias premiações.


(Diário do Pará com assessoria)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS