Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
27°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Seminário e mostra de cinema em destaque

sexta-feira, 03/05/2013, 08:15 - Atualizado em 03/05/2013, 08:15 - Autor:


O jornalista Merval Pereira, colunista do jornal O Globo e comentarista político da rádio CBN, é um dos destaques da programação de hoje da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, que ainda conta com uma programação intensa de mesas, palestras, seminários, oficinas e apresentações culturais. O encontro será às 19h, no auditório Dalcídio Jurandir com mediação da jornalista Renata Ferreira. A entrada é franca.


Entre os livros que Merval escreveu estão “Mensalão: o dia a dia do julgamento da história da política no Brasil” (2013); “Lulismo no poder” (2010) e “A segunda guerra: a sucessão de Geisel” (1979). O jornalista vem a Belém para falar mais sobre os seus trabalhos literários e a carreira profissional. A programação de hoje também conta com seminário sobre o escritor homenageado, Ruy Barata, na Sala Marajó, das 16h às 18h. O seminário começa com uma mesa redonda com Marinilce Coelho, Pedro Galvão de Lima, Alfredo Oliveira e João de Jesus Paes Loureiro. A mediação é de Marcílio Costa. Em seguida, às 17h30, haverá o encontro literário com Daniel Leite e às 19h30 terá a coletiva de contextualização musical com Mestre Damasceno, Farias Junior e grupo parafolclórico Tamba-Tajá. 


O encontro literário Pará e Amapá, na Sala Belém, começa às 10h30, com a mesa “Temas amazônicos em diálogo: Pará e Amapá”, com Carla Nobre, Pedro Stolks, Salomão Larêdo e Amarílis Tupiassu. Em seguida, haverá a apresentação do recital “Marabaixo e Carimbó: a poesia mostra seu ritmo”, com o grupo Flap de Poesia Falada. 


No encontro de mulheres discutindo a ditadura civil e militar no Pará, a entrevistada de hoje será a professora Violeta Refkalefsky Loureiro e os entrevistadores serão Jaime Velarde, Mário Médici, Pere Petit, Edilza Fontes, Ivone Xavier, Tânia Tatsch, Hudson Andrade, Carlos Correia Santos, Welton Lavareda, Heliana Velarde e Franssinete Florenzano. O encontro será às 19h30, na Sala Pará. 


A palestra de hoje será com Antônio José Mattos, às 17h, na Sala Belém, sobre o tema “A influência do planeta Amazônia na literatura da Academia Paraense de Letras”. A feira ainda terá a apresentação do grupo de percussão “Tambores do Conde”, da Vila do Conde, de Barcarena, dentro da programação da Arena das Artes, às 10h30, no auditório Dalcídio Jurandir. 


Na mostra de cinema paraense 102 anos, “Esse país que se chama Pará”, que ocorre no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, serão exibidos os filmes “Quero ser anjo” (2000), “Açaí com jabá” (2000), “Dias” (2000), “Invisíveis prazeres cotidianos” (2000), “Os turcos encantados” (2007), “Fonte dos que dormem” (2009), “Mãos de outubro” (2009), “Matinta” (2010), “Miguel, Miguel” (2009) e “As filhas da Chiquita” (2004). A mostra começa às 17h, com entrada franca. 


NÃO SE PERCA!


XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. Até o dia 05 de maio, no Hangar Centro de Convenções (Av. Dr. Freitas com Brigadeiro Protásio). Programação completa em www.feiradolivro.pa.gov.br. Entrada franca. Informações: 4009-8773. 


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS