Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Escola apresenta projeto de fotografia artesanal

quinta-feira, 02/05/2013, 20:34 - Atualizado em 02/05/2013, 20:34 - Autor:


A Escola Estadual de Educação Tecnológica Anísio Teixeira fez nesta quinta-feira (2) uma exposição do projeto “Imagem, comunicação e meio ambiente: fotografia artesanal como técnica e linguagem”, no estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na XVII Feira Pan-Amazônica do Livro.

O projeto é desenvolvido pelo curso técnico em marketing e consiste no uso da fotografia como meio de comunicação visual, envolvendo figuras e símbolos linguísticos de determinada época histórica do Brasil e do Pará. Segundo a professora de marketing Marília Santos, os estudantes têm palestras e oficinas sobre a história da fotografia.  “Eles aprenderam como é o processo físico de produção da imagem e, além disso, se envolveram na atividade”, explicou.

Na mostra, os alunos escolheram como tema a “Belle Époque”, referente ao período de 1850 a 1920, quando a Amazônia era a maior produtora de borracha do mundo. Nessa época, o Pará (com a borracha) e São Paulo (com o café) eram as duas maiores economias do país.

Muitos monumentos históricos foram construídos nesse período. Os alunos procuraram, assim, contextualizar, com a fotografia, a Belém do Ciclo da Borracha com a Belém dos dias atuais. Os estudantes usaram como equipamento uma máquina  fotográfica confeccionada manualmente a partir do uso de uma caixa de fósforo e filme analógico.

Para o aluno Kassio Vaz, do segundo ano do curso técnico de marketing, disse que o público fica impressionado com o resultado das fotos por ser um processo totalmente artesanal. “Nunca pensei em trabalhar com fotografia, aprendi muito sobre o assunto, isso vai ser muito importante para a minha vida profissional”, disse.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS