Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Exposição reúne pinturas de Ronaldo Moraes Rego

quinta-feira, 02/05/2013, 08:09 - Atualizado em 02/05/2013, 08:09 - Autor:


A primeira exposição individual de Ronaldo Moraes Rego na Elf Galeria ocorreu em 1982, depois veio outra no ano seguinte, exatamente quando as premiações nacionais chegavam ao seu currículo, dando reconhecimento ao então jovem artista paraense. Outra individual foi aberta na Elf , 1985 e, no ano seguinte, o artista receberia Prêmio Aquisição no IX Salão Nacional de Artes Plásticas, do Rio de Janeiro. A partir daí, a carreira de Ronaldo deslanchava nacionalmente, rendendo exposições nos melhores espaços de arte e salões do país. 


Em 1989, a terceira individual aportava na Elf Galeria, entre uma agenda lotada de compromissos e premiações. O artista seguiu participando de exposições individuais e coletivas, conciliando essa atividade à de professor universitário.


A sua reaproximação com as atividades da galeria deu-se em 2012, por meio da participação na mostra coletiva pop up denominada “Cozinha de Artista”, quando compareceu com objetos de arte criados a partir de elementos de descarte. Agora, quebrando um hiato de mais de 20 anos, Ronaldo volta a ocupar individualmente as paredes da Elf com uma mostra de pinturas, resultantes das pesquisas que vem desenvolvendo, ancoradas, sobretudo, na experiência possibilitada pela docência na UFPA. A exposição tem abertura no próximo sábado, 4, e permanecerá em cartaz por todo o mês de maio.


A elegância no traço e uma estética pessoal imprimem às obras a assinatura de um artista que tem sua percepção voltada para os elementos da natureza, de onde abastece a sua inspiração e para onde dirige o olhar do apreciador, às vezes anestesiado pelo dia a dia. O artista incentiva um diálogo da arte com as coisas mais banais do cotidiano, como cogumelos que nascem na casca de uma árvore ou folhas soltas derramadas por uma cascata de vento. Da natureza, Ronaldo consegue extrair poesia estando completamente consciente do que produz. As pinturas de Ronaldo Moraes Rego são imagens de grande plasticidade, configuram-se em verdadeiro exercício de respeito e humildade diante daquilo que a natureza nos apresenta em seu silêncio, que, em verdade, é um chamado à convivência harmoniosa entre os seres da Criação. 


O ARTISTA


Ronaldo Moraes Rego é pintor, aquarelista, gravurista e Arquiteto formado pela UFPA e faz parte do quadro docente da Faculdade de Artes Visuais, na mesma Instituição. Estudou gravura com Valdir Sarubbi e com Evandro Carlos Jardim. Participa de exposições desde 1.977, tendo recebido vários prêmios nacionais em sua carreira. Vive e trabalha em Belém.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS