Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Tributo aos mestres da MPB

terça-feira, 30/04/2013, 08:09 - Atualizado em 30/04/2013, 08:09 - Autor:


Noel Rosa, Pixinguinha e Vinícius de Moraes são os compositores que serão homenageados no Recital com Clássicos da MPB, que será realizado hoje, na sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes, antigo conservatório Carlos Gomes.O recital terá a participação de grupos formados por alunos e professores de música do IECG e é uma espécie de prévia do Festival de Música Brasileira, evento realizado pela Fundação Carlos Gomes (FCG), que ocorre todos os anos no segundo semestre com o objetivo de popularizar a música de compositores brasileiros.


VIDA E OBRA


Na programação, a professora Dayse Puget, que ensina história da música e da MPB no conservatório, abordará momentos marcantes da vida e da obra dos compositores homenageados e posteriormente terão início as apresentações. 


O recital vai fazer uma homenagem aos 103 anos de nascimento de Noel Rosa, vai também homenagear Vinícius de Moraes, que este ano comemora 100 anos de nascimento, e também vai lembrar o talento de Pixinguinha, um dos maiores gênios da música brasileira que este ano faz 40 anos de morte. 


A Orquestra de Choro Uirapuru, um dos grupos artísticos da FCG, abre as homenagens a Noel Rosa com a execução de sambas como Palpite Infeliz, Feitiço da Vila e Com que roupa? A apresentação terá ainda a participação especial do cantor Olivar Barreto, que vai cantar os sambas do poeta da Vila Isabel. 


Depois, o Trio Raízes fará a homenagem ao poeta Vinícius de Moraes apresentando clássicos da Bossa Nova como Eu Sei Que Vou te Amar, Garota de Ipanema e Tristeza.Finalizando o recital, haverá a apresentação do grupo Quaternura com músicas de Pixinguinha. O compositor que morreu de infarto aos 75 anos ajudou a popularizar instrumentos como a cuíca e o tamborim. Clássicos como Carinhoso, uma das músicas mais conhecidas de todos os brasileiros, farão parte do repertório. 


O recital com Clássicos da MPB começa às 18h na sala Ettore Bosio, do Conservatório Carlos Gomes. A entrada é franca. (Com assessoria)


PRESTIGIE


Recital com Clássicos da MPB. Hoje, às 18h, na Sala Ettore Bosio - Conservatório Carlos Gomes (Av Gentil Bittencourt, 909). Informações: 3201 -9457.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS