Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Noel, Vinícius e Pixinguinha são homenageados

segunda-feira, 29/04/2013, 14:11 - Atualizado em 29/04/2013, 14:11 - Autor:


Noel Rosa, Pixinguinha e Vinícius de Moraes são os compositores que serão homenageados no Recital com Clássicos da MPB, que será realizado nesta terça-feira (30), na sala Ettore Bosio do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), antigo Conservatório Carlos Gomes.


O recital terá a participação de grupos formados por alunos e professores de música do IECG e é uma espécie de prévia do Festival de Música Brasileira, que acontece todos os anos no segundo semestre com o objetivo de popularizar a música de compositores brasileiros.


Na programação, a professora Dayse Puget, que ensina história da música e da MPB no conservatório, abordará momentos marcantes da vida e da obra dos compositores homenageados. O recital vai fazer uma homenagem aos 103 anos de nascimento de Noel Rosa, vai também homenagear Vinicius de Moraes, que este ano comemora 100 anos de nascimento, e vai lembrar o talento de Pixinguinha, um dos maiores gênios da música brasileira que este ano faz 40 anos de morte.


A Orquestra de Choro Uirapuru, um dos grupos artísticos da FCG, abre as homenagens a Noel Rosa com a execução de sambas como Palpite Infeliz, Feitiço da Vila e Com que roupa? A apresentação terá ainda a participação especial do cantor Olivar Barreto, que vai cantar os sambas do poeta da Vila Isabel.


Depois, o Trio Raízes fará a homenagem ao poeta Vinícius de Moraes apresentando clássicos da Bossa Nova como "Eu Sei  Que Vou te Amar", "Garota de Ipanema" e "Tristeza".


Para finalizar o recital, haverá a apresentação do grupo Quaternura com músicas de Pixinguinha. O compositor, que morreu de infarto aos 75 anos, ajudou a popularizar instrumentos como a cuíca e o tamborim. Clássicos como Carinhoso, uma das músicas mais conhecidas de todos os brasileiros, farão parte do repertório. O recital com Clássicos da MPB começa às 18h na sala Ettore Bosio, do Conservatório Carlos Gomes. A entrada é franca.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS