Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
25°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Evento estimula a cultura local de Itupanema

segunda-feira, 29/04/2013, 11:30 - Atualizado em 29/04/2013, 11:34 - Autor:


Crescer e morar em um local que já foi habitado por padres e índios e que possui uma história curiosa, dando sentimento e origem ao nome da região, não é um privilégio de todos. E com o objetivo de preservar e intensificar a cultura local, a comunidade da Vila de Itupanema, em Barcarena, participou de uma das maiores festividades que incentiva os próprios moradores a atuarem e mostrar seu talento, além de valorizar a cultura local. O projeto faz parte do programa Albras Mais Perto de Você – Cultural, realizado no sábado (27). 


Por conta de empreendimentos portuários e turísticos, a Vila cresceu e hoje é dona de uma grande diversidade histórica e cultural. O evento relembrou as origens da região. Thalyta Oliveira, que estava arrecadando dinheiro para o seu grupo folclórico vendendo comidas típicas, disse que toda humanidade precisa de cultura. “Uma cultura que mostra seus grupos, que mostra a comunidade, atividade que tiram os jovens das ruas, reciclando e valorizando a antiga, isso sim é cultura e essa oportunidade que nós estamos tendo aqui é única”, disse. 


A moradora da Vila de Itupanema, Elizangela de Oliveira, acha que participar do evento é valoroso. “O evento faz a gente acreditar mais na nossa comunidade e é uma forma de angariar fundos para a nossa comunidade também, pois de qualquer forma nós saímos lucrando”, contou. Sônia Cruz nasceu e cresceu na Vila, assim como sua família e disse que “as histórias passadas de geração em geração são reconhecidas no evento”. 


Durante todo o evento, os participantes também saborearam as comidas típicas nas barracas de vendas. Tudo feito pelas próprias moradoras, que aproveitaram a oportunidade de diversão para arrendar um extra. Dona Maria Costa, vendedora da barraquinha Nossa Senhora das Dores, disse estar arrecadando para ajudar a sua igreja e que ficou admirada com a história do local contada durante o evento. “Tem coisas que com o passar dos anos vão caindo no esquecimento. Só eventos desse gênero para nos fazer conhecer e até relembrar”, disse a vendedora.


(DOL, com informações da assessoria)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS