Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Associação realiza hoje a Jornada Pinhole Day 2013

domingo, 28/04/2013, 09:31 - Atualizado em 28/04/2013, 09:54 - Autor:


Depois de uma série de oficinas dedicadas à técnica pinhole, a Associação Fotoativa realiza hoje o Pinhole Day, destinado a percorrer lugares de Belém para aprender e experimentar a fotografia com câmera artesanal. A base da jornada fotográfica, que tem como tema “Imagens em trânsito”, será no Fórum Landi, das 9h às 17h, e qualquer pessoa pode participar pagando uma taxa de R$ 10. 


Em abril, a Fotoativa promoveu seis oficinas que abrangeram vários processos da pinhole, indo da teoria à construção e prática. De acordo com Cinthya Marques, coordenadora da ação, as oficinas, ocorridas aos finais de semana, foram divididas em etapas. A primeira possibilitou a construção da câmera obscura “em que o carvão é transformado em câmera para entender a questão da luz na fotografia”, conta a fotógrafa. 


Na segunda oficina, foram construídas as mini pinholes que serão utilizadas hoje no evento. Em seguida, os participantes puderam construir câmeras com caixas de fósforos. Ao longo do mês de abril, o fotógrafo Miguel Chicaoka também ministrou duas oficinas com o foco na pinhole digital e também em formato ampliado. “O Miguel desafiou os participantes a levar objetos de casa para a oficina e transformá-los em câmera pinhole”, conta Cinthya. 


Durante as atividades, os participantes puderam experimentar a possibilidade de construir câmeras e fotografar com objetos que poderiam ser descartados, como caixas de fósforo, latas de spray de graffitti, apontador de lápis na forma de globo terrestre, lanterna de pilha, monitor de computador antigo, saco plástico ou um chapéu panamá. Em 2013, a Associação também promoveu uma oficina gratuita às crianças do Porto do Sal, área de baixa renda que fica no entorno de onde será realizada a jornada de hoje. 


Todos os experimentos fotográficos realizados durante o mês de abril estarão expostos hoje, na programação do Pinhole Day, junto com vídeos e algumas das imagens produzidas. O evento também contará com uma intervenção de fotografia e graffiti que será feita nas ruas pelos próprios participantes. “Não é preciso saber fotografar com a pinhole. Vamos dar instruções iniciais e fazer um acompanhamento avaliativo de cada um”, adianta a coordenadora.


A proposta do tema é explorar lugares e paisagens conhecidos da cidade, mas com um novo olhar. O encontro pretende reunir pessoas de diferentes origens com histórias e impressões do mundo diversas, possibilitando o compartilhamento do prazer comum de fotografar com uma câmera artesanal, com um tubo de filme cujo espaço de entrada para a luz corresponde a um furo de agulha. “Nós vamos orientar o público que está vindo à Fotoativa pela primeira vez para que todos saiam satisfeitos”, completa Cinthya.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS