Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
23°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Escritores paraenses são tema de oficina

sábado, 27/04/2013, 14:27 - Atualizado em 27/04/2013, 14:27 - Autor:


Belém foi o elo que uniu, na manhã deste sábado (27), os escritores Antônio Tavernard, Paulo Plínio de Abreu, Mário Faustino e Max Martins na oficina ministrada pelo poeta e professor de literatura da Universidade Federal do Pará (UFPA) Benilton Cruz, durante a programação da Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. “A cidade é o ponto em comum entre eles, apesar de abordarem temáticas, leituras e obras diferentes, pois os quatros poetas viveram em Belém”, explicou o professor, que atualmente leciona no Campus Universitário do Baixo Tocantins.


O servidor Eduardo Barbosa, de 43 anos, foi uma das dezenas de pessoas que acompanharam atentamente as reflexões sobre os autores. “Fiquei interessado porque sempre gostei muito de poesia. Escrevo sempre que posso, embora não tenha formação acadêmica nessa área”, disse Eduardo, que é formado em História e Economia. Apesar de considerar a poesia um “hobbie”, o servidor teve uma de suas criações “Lágrimas Peregrinas”, selecionada este ano pelo concurso nacional dos novos poetas. Para ele, a oficina servirá como um ponto de partida para aprofundar os estudos.


Benilton Cruz é Doutor em História Literária e pesquisa os autores há cerca de cinco anos. Intitulado “Dissimetrias Modernistas”, o professor explica que o estudo abrange também várias outras pesquisas sobre autores relacionados ao modernismo (movimento literário surgido no século 20). “O modernismo tem muito do olhar transverso, que é o olhar uma coisa e enxergar outra, como é o caso do Max (Martins). A pesquisa trata basicamente desse ponto e o Tavernard, o Plínio, o Faustino e o Max são os nossos regionais modernos”, explicou.


Serviço: A Feira Pan-Amazônica do Livro tem entrada franca para todos os eventos das 10 às 22 horas, no Hangar, que fica na Avenida Brigadeiro Protásio, s/n, bairro do Marco, em Belém. Informações e inscrições para seminários e oficinas no site www.feiradolivro.pa.gov.br.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS