Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

‘Cortejo dos Olhos’ em cartaz

quinta-feira, 25/04/2013, 07:50 - Atualizado em 25/04/2013, 07:50 - Autor:


O artista plástico Emanuel Franco mostra a partir de hoje o resultado de uma pesquisa realizada desde 2002 no município de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense. A exposição “Cortejo dos olhos” abre hoje às 18h30, no espaço cultural do Banco da Amazônia e segue em cartaz até o dia 26 de junho, com visitações gratuitas de segunda a sexta, das 9h às 17h. 


No total, são 15 pinturas de 90cm x 90cm feitas com a técnica de tinta acrílica sobre a tela que retratam o universo visual dos cortejos populares dos bois de máscaras “Tinga” e “Faceiro”, que fazem parte das manifestações folclóricas de São Caetano. 
As pinturas de Emanuel fazem referência aos processos de criação, concepção e construção das máscaras, bandeiras, arranjos, florais, tecidos, fitas, instrumentos musicais e vários outros elementos do cortejo. O resultado inicial do projeto foi apresentado em 2011, na Elf Galeria, com o título “Os olhos da cor” em pequenos formatos. 


A exposição “Cortejo dos olhos” foi contemplada pelo Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais 2013 e ainda deve rodar o Brasil, divulgando parte da cultura popular paraense. 


DELICADEZA


A curadoria da mostra é de Janice Lima e a montagem é do próprio Emanuel Franco. “São os cabeçudos, com seus olhinhos pintados, que falam em “Cortejo dos Olhos” do poder simbólico desse folguedo. Matizes saturados evocam sons de banjos, trompetes e curimbós, desvelam a memória coletiva, revelam a identidade cultural odivelense, transcendendo a coisa significada - o referente de cada personagem - pessoas comuns ou incomuns satirizadas. O que há de grotesco nas máscaras das personagens perambulantes, transforma-se em sutileza e delicadeza na pintura de Emanuel”, escreve Janice Lima no texto de apresentação. 


PRESTIGIE


Exposição “Cortejo dos olhos”, de Emanuel Franco. Abertura hoje, às 18h30, no espaço cultural Banco da Amazônia (A. Presidente Vargas, 800). Visitações até 26 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 17h. Entrada franca. Informações: 4008-3444.
(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS