Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Para navegar nas águas da tradição

quinta-feira, 25/04/2013, 07:46 - Atualizado em 25/04/2013, 07:46 - Autor:


Uma atividade essencial para a região, mas em vias de extinção. É lidando com esse sentimento de admiração e desapontamento que o documentário “Mestres Carpinteiros Navais – Conhecer Para Valorizar” registra o ofício da fabricação de embarcações no Pará.


Com direção de Samir Raoni, Francisco Oliveira e Mateus Moura, a obra foi rodada em um dos estaleiros mais antigos do estado, localizado na cidade de Vigia de Nazaré, a 77 quilômetros de distância de Belém. O filme acompanha o cotidiano de dois artesãos locais e sua luta para manter viva a profissão, mesmo em frente ao desinteresse dos mais jovens em aprender as técnicas consideradas defasadas.


“Um povo que não preserva seu patrimônio artístico e cultural está sujeito a perder importantes ritos e tradições que representam todo um processo histórico de um povo”, afirma Samir Raoni. 


Viabilizada pela Funarte/MinC através do edital Microprojetos da Amazônia Legal. O filme tem pré-estréia hoje em Belém, fechando um ciclo de exibições iniciado em dezembro do ano passado percorrendo as cidades de São Paulo (SP), Sorocaba (SP) e Macapá (AP). 


A produção foi iniciada em 2011 a partir do projeto “Saberes de Mestres Carpinteiros Navais – Conhecer Para Valorizar”. As atividades envolveram a comunidade através da oficina de Patrimônio Cultural e Produção Audiovisual para os jovens da Região do Salgado na cidade de Bragança, onde produziram o curta metragem “Mural de retratos da vila que é”, através do qual conheceram os principais personagens do “Mestres Carpinteiros Navais”.


Após a exibição na capital paraense, o documentário será exibido no 1˚ Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, na Bolívia, e depois retornará para o Brasil encerrando o ciclo de lançamento em Cananéia (SP). 


ASSISTA


“Mestres Carpinteiros Navais – Conhecer Para Valorizar”, de Samir Raoni, Francisco Oliveira e Mateus Moura, tem pré-estreia hoje , às 17h, no Cine Líbero Luxardo, no Centur (avenida Gentil Bittencourt, 650, Nazaré). Entrada franca. Informações: 3202-4321


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS