Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Livro analisa obras paraenses com a natureza

terça-feira, 23/04/2013, 12:50 - Atualizado em 23/04/2013, 13:14 - Autor:


Com a proposta de analisar obras de artistas paraenses e a relação destas com a natureza, o livro "Outra Natureza – 6 diálogos sobre a Amazônia" será lançado na nesta quarta-feira (24), às 19h, Kamara Kó Galeria, em Belém.


A publicação reúne a produção dos artistas Danielle Fonseca, Keyla Sobral, Luciana Magno, Melissa Barbery e Victor de La Rocque em diálogo com o curador Orlando Maneschy. O livro é uma parte do projeto "Outra Natureza", contemplado pelo edital do programa de exposições do Banco da Amazônia.


Uma exposição já foi realizada com esses cinco artistas sob a curadoria de Maneschy e apresentou a relação destes artistas com o ambiente em que atuam. O lançamento do catálogo amplia a reflexão e se dá dentro da mostra de Keyla Sobral – Tudo Tão Breve, criando uma ponte e um diálogo entre as mostras, ativando o circuito cultural de Belém.


Com design assinado por Breno Filo e direção de arte de Orlando Maneschy e Keyla Sobral, o livro pretende mostrar um recorte temporal da produção desses artistas e ser um estímulo a publicação da produção artística local. "Temos uma produção artística excelente na Amazônia, mas pouquíssimas publicações que deem conta dessa produção, ainda mais quando se pensa na produção dos artistas dentro de um determinado período, ou dentro de um recorte em torno de uma questão. É algo raro. Daí termos optado por fazer algo assim", afirma Maneschy.


O LIVRO


Em "Outra Natureza – 6 diálogos sobre a Amazônia" é apresentado um conjunto de obras de cada um desses artistas que revelam sua relação com a natureza e a paisagem, desdobrando, em textos e imagens, o território que foi apresentado na exposição.


O projeto pretende por meio desse conjunto expor as obras e seus procedimentos empreendidos nos projetos de cada um dos artistas. Além disso, textos produzidos pelo curador ao longo dos últimos anos sobre a produção desses artistas viabiliza uma visão mais global da obra de cada um.


Assim, mais do que ser um recorte de um momento específico de uma exposição, a publicação consegue expandir seu escopo e reunir obras que foram realizadas ao longo dos últimos anos pelos artistas, formalizada no livro, expondo densidades e coerências desenvolvidas pelos mesmos em seus projetos individuais.


SERVIÇO


Lançamento da publicação "Outra Natureza – 6 diálogos sobre a Amazônia". Nesta quarta-feira (24), às 19h, na Kamara Kó Galeria (rua Frutuoso Guimarães, 611, bairro da Campina - Belém). Entrada franca.


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS