Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
31°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Mostra que homenageia Jacques Tati exibe ‘Parada’

terça-feira, 23/04/2013, 10:51 - Atualizado em 23/04/2013, 10:51 - Autor:


Hoje, o Centro Cultural Sesc Boulevard exibe, através da mostra “Tati por inteiro”, o longa-metragem “Parada”. A sessão acontece às 19h, com entrada franca.


A mostra traz o conjunto da obra de Jacques Tati, icônico cineasta francês, considerado pela crítica especializada o mais original comediante do cinema, depois de Charles Chaplin. Tati buscava o material de seus filmes na observação do cotidiano, expressões, hábitos e transformações sociais. Era um crítico de costumes.


“Parada” foi o último trabalho feito pelo cineasta. Na obra, duas crianças vivem aventuras por trás da lona de um circo provinciano. Durante as cenas, o diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.


Apesar de ter sido filmado em sua maior parte em vídeo (Tati pressentiu a transição gradual para o digital), financiado pela televisão sueca, o filme foi realizado com o objetivo de ser lançado nos cinemas. 


Interpretando o Sr. Loyal, Tati garantiu a sequência dos números de sua apresentação de circo, dando vida nova às mímicas de Impressions Sportives, que ele realizava no início de sua carreira no Music Hall. 


O filme foi premiado com o Grand Prix do cinema francês de 1975, Palma de Ouro no Festival de Moscou em 1975, Outstanding Film of the Year, Festival de Cinema de Londres de 1975 e Prêmio do Festival de Teerã em 1975. 


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS