Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
32°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Mostra “Tati por inteiro” encerra com curtas

terça-feira, 23/04/2013, 08:04 - Atualizado em 23/04/2013, 08:04 - Autor:


A mostra “Tati por inteiro” que visa apoiar a obra do cineasta francês Jacques Tati chega ao fim de sua temporada em Belém nesta quarta-feira (24), com a exibição dos curtas-metragens “Cuida da tua esquerda!”, “Escola dos carteiros” e “Curso noturno” no Centro Cultural Sesc Boulevard. A sessão acontece às 19h, com entrada franca.

O cinema privilegia conteúdos capazes de estimular a reflexão do público, sendo capaz de alcançar plateias inesperadas e ávidas pelo alimento democrático e lúdico que ele é.  Ao apoiar a obra de Jacques Tati, com sua personalidade incomparável e suas interpretações memoráveis, o SESC deu um passo para o reconhecimento do trabalho do cineasta entre o povo brasileiro. Graças à capilaridade dessa rede cultural, Tati chegou a lugares aonde, provavelmente, quase nunca chegou um filme francês.

O cineasta fez poucos filmes: seis longas e três curtas-metragens em mais de quarenta anos. No entanto, não parou de trabalhar, guiado pela obsessão de inventar, de desenhar e de dirigir gags. Era burlesco e percebeu algo essencial: a passagem do tempo, o mundo em evolução, da vida rural à cidade moderna e futurista de “Tempo de diversão” (1967).

Sem dúvida Tati foi um crítico dos costumes e focou seu discurso em enfatizar a maneira como a modernidade se refletiu no comportamento humano. Mas Jacques Tati foi mais que um crítico, ele foi um grande artista.

Cuida da tua esquerda!  (1936)

Este foi o primeiro filme protagonizado por Jacques Tati. Ele interpretou um pacato habitante de uma pequena cidade francesa, que sonhava ser lutador de boxe, e tem o curral de sua fazenda transformado em local de treinamento dos lutadores. Pego narrando uma vitória, ele é descoberto e levado ao ringue. Mas há um problema: ele nunca lutou boxe em sua vida e não sabe nada sobre a arte. Será que o livro que um carteiro coloca em sua cadeira irá ajudá-lo a desenvolver rapidamente a técnica necessária para a vitória?

Escola dos carteiros (1947)

Deu origem ao longa-metragem “Carrossel da esperança”, filmado dois anos depois. Velocidade e eficiência, assim é a formação adequada para qualquer carteiro. A missão é simples: reduzir a ronda para chegar a tempo ao avião do correio aéreo. Em um pequeno escritório dos correios da região, três carteiros, entre eles François, pressionados pelas ordens estridentes de seu superior, param e depois retomam, junto a suas bicicletas, cada gesto do ritual de entrega dos correios. O filme recebeu o prêmio Max-Linder de Melhor Curta-metragem em 1947.

Curso noturno (1967)

Apresenta vários números clássicos de Jacques Tati.  Nele, o diretor ministra um curso para executivos de uma grande empresa aplicando seu arguto senso de observação também com relação a si mesmo. Em meio aos cenários de “Tempo de diversão” em Vincennes, “Curso noturno” é a imagem invertida, revelando o avesso de seu cenário e de seu personagem.

SERVIÇO

Mostra Tati por inteiro encerra com apresentação de curtas no Sesc Boulevard

Curtas: “Cuida da tua esquerda!”, “Escola dos carteiros” e “Curso noturno”.

Data: 24 de abril de 2013

Horário: 19h.

Local: Centro Cultural SESC Boulevard (Boulevard Castilho França, 522/523 - em frente à Estação das Docas).

Entrada franca

Informações: (91) 3224-5305/5654


(DOL)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS