Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Oficina ensina a fazer câmeras artesanais

segunda-feira, 22/04/2013, 07:30 - Atualizado em 22/04/2013, 07:30 - Autor:


Direcionada a fotógrafos profissionais e amadores, a oficina “Construção de câmeras artesanais”, oferecida pela Associação Fotoativa, está com inscrições abertas. Ministrado pelo fotógrafo paraense Dirceu Maués, no período de 2 a 6 de maio, o curso custa R$ 150, incluindo material de uso, e as inscrições podem ser feitas na Associação. Durante a oficina, os alunos poderão construir câmeras artesanais pinholes, que usam furos de agulha em vez de lentes, e experimentar o processo fotográfico a partir delas. 


Dirceu, que atualmente mora em Brasília, pesquisa há vários anos as câmeras artesanais, observando as diferenças com relação aos outros tipos de câmera. “A câmera artesanal precisa de um tempo maior para captar imagem, tem uma textura diferente de uma câmera com lente. O grande barato é que quando você constrói a tua câmera, você pode definir muita coisa que não é permitido em uma câmera industrial”, defende. 


De acordo com o instrutor, o processo de construção da própria câmera irá permitir aos alunos da oficina um entendimento melhor sobre o que é e como é a fotografia. “Quando você constrói, você tem que entender o processo, o que resulta em um domínio e compreensão maior do você está fazendo”, diz o fotógrafo que também vem a Belém por conta do projeto “Extremo Horizonte” em que percorre cidades fazendo imagens panorâmicas de paisagens urbanas com pinholes. 


A oficina está ofertando 15 vagas. As aulas serão nos dias 2 e 3, das 19h às 22h, dia 4 das 9h às 13h e dia 6 das 19h às 22h. As inscrições ficam abertas até o primeiro dia da oficina, dependendo do número de vagas disponíveis, e podem ser feitas na secretaria da Associação Fotoativa.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS