Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Estação celebra Dia do Índio com muita dança

quinta-feira, 18/04/2013, 11:09 - Atualizado em 18/04/2013, 11:09 - Autor:


O Grupo Muiraquitã vai homenagear o Dia do Índio no projeto Pôr-do-Som desta sexta-feira (19). Músicos e dançarinos vão apresentar o espetáculo “Raízes da Terra”, na Estação das Docas, com canções e coreografias indígenas e paraenses. O espetáculo é gratuito e inicia a partir das 18h.


O Dia do Índio é uma data muito importante para todos os brasileiros – mas especialmente para os paraenses, que têm influência direta desse povo em sua cultura. De acordo com a fundadora do Muiraquitã, Alcione Lima, a data vai ser celebrada com muita música e dança. “As manifestações indígenas são as grandes estrelas do espetáculo Raízes da Terra. Nosso figurino, músicas e danças vão colocar o foco da apresentação nesse povo que influenciou diretamente os nossos modos de falar, comer e viver como um todo”, revela.


Além das manifestações indígenas, a mistura cultural em que resultou o folclore paraense também vai ser mostrado ao público. O xote, a dança do vaqueiro e o carimbó são alguns exemplos do que vai ser apresentado pelo Muiraquitã. A ideia dos dançarinos é apresentar o que há de mais tradicional da cultura paraense. “Procuramos mostrar como a nossas danças começaram. Isso está retratado em nosso figurino e adereços. A Estação é um espaço de passagem de turistas e de curiosos a respeito da cultura do Estado. Sendo assim, é necessário mostrar o que for mais original”, conta a fundadora do grupo.


O Projeto Pôr-do-Som é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Organização Social Pará 2000. Confira a programação completa no site: www.estacaodasdocas.com.br.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS