Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
24°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Cenas de um Brasil plural

quinta-feira, 18/04/2013, 07:52 - Atualizado em 18/04/2013, 07:53 - Autor:


Mãos abertas em busca de perdão. Braços se estendendo até o limite. Tudo na vã tentativa de alcançar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O registro foi feito ao acaso pelo fotógrafo Cezar Magalhães, durante uma visita à seccional de Marituba, Região Metropolitana de Belém.


Ele conta que a ronda habitual para o caderno Polícia ganhou outros contornos no Círio do ano passado. “Geralmente a visita da santa à cadeia não passa da sala do delegado, não chega aos detentos. Vai ver por isso que nesse dia os presos se esforçaram tanto para ficar mais perto. Se espremiam pelas frestas, gritavam em busca de perdão”, lembra o repórter fotográfico paraense de 52 anos, 23 deles dedicados à redação do Diário.Batizada de “Súplica”, a imagem concorre no concurso cultural “Fotografe no Brasil”, promovido pela iStockphoto e a Canon Latin America.


Ao todo, Cezar tem 14 fotos inscritas na competição que selecionará trabalhos para compor o banco de dados do site iStockphoto. O concurso oferece 11 prêmios – dez deles escolhidos pela banca de jurados e um vencedor por votação popular. Os internautas poderão votar on-line até dia 1º de maio. Para atender o tema “O que faz do Brasil um país especial?”, o fotógrafo reuniu uma variedade de situações colhidas de sua rotina na redação, como cenas de uma rebelião no presídio, uma pelada na praia e vendedores de rua. 


ACASO


“Tem uma foto que eu gosto muito de meninos pulando no rio, do alto da ponte da Alça Viária. Esses garotos não tinham nada a ver com o trabalho que estava registrando, mas a farra deles me chamou a atenção. Assim são 95% das minhas melhores fotos, surgem no calor do momento, sem planejar. Dificilmente vai estar escrita em um pedaço de papel”, conta o repórter, ganhador do 7º Concurso de Fotografia de Castanhal, em 2012, e no Prêmio Brasil Afro, em 2008 e 2010.


VOTE


Você pode votar no trabalho do fotógrafo Cezar Magalhães até o dia 1º de maio, no site: http://goo.gl/Y98SK. O concurso “Fotografe no Brasil” ainda está recebendo trabalhos de profissionais e amadores. Veja o regulamento aqui: www.fotografeobrasil.com.br.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS