Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Sesc Boulevard exibe ‘Carrossel da Esperança’

quarta-feira, 17/04/2013, 07:56 - Atualizado em 17/04/2013, 08:24 - Autor:


Dando continuidade à mostra “Tati por inteiro” que visa propiciar o acesso ao conjunto da obra do cineasta francês Jacques Tati, o Centro Cultural Sesc Boulevard exibe hoje o longa-metragem “Carrossel da esperança”. A apresentação será às 19h, com entrada franca.


O cineasta que com sua personalidade incomparável e suas interpretações memoráveis se propôs a discutir o homem e a sociedade moderna aparece em “Carrossel da esperança”, no papel do carteiro François, de uma pequena cidade, que ajuda na montagem de um parque de diversões o qual inclui um cinema ambulante. 


Ali, assiste à projeção de um documentário sobre o correio na América, ele compreende imediatamente que se a correspondência não está chegando rapidamente a Sainte-Sévère (ou melhor, Follainville), é porque foram negligenciados os “métodos americanos”. 


François vai cuidar disso. Montado em sua bicicleta velha, dispara para o campo, ultrapassa as carroças de feno, desvia de uma vaca na esquina, mas encontra um poste resistente, um bode ignorante, uma abelha irritante e um terrível número de copos de vinho branco que atrapalham sua demonstração. Pior para os moradores, que receberão sua correspondência como sempre: atrasada.


PELÍCULA


Filmado originalmente em película colorida, em 1947, “Carrossel da Esperança” foi lançado dois anos depois, na França, em preto e branco. A segunda versão do filme, parcialmente colorizada a mão, foi lançada por Tati em 1961. A restauração da película colorida original permitiu o relançamento do filme, tal como o cineasta o havia planejado. A cópia inteiramente colorida estreou em Paris em janeiro de 1995. O filme recebeu os prêmios de Melhor Roteiro, no Festival de Cinema de Veneza em 1949 e o Grand Prix do cinema francês em 1953. 


NÃO PERCA


O Cine Sesc Boulevard exibe ‘Carrossel da Esperança’ do francês Jacques Tati . Hoje, às 19h, com entrada franca. O Centro Cultural Sesc Boulevard fica localizado em frente à Estação das Docas. Informações: 3224-5305/5654. Saiba mais: sescboulevard.blogspot.com/ Twitter: @sescboulevard / Facebook: Sesc Boulevard.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS