Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
26°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

Oficina fotográfica de book pessoal, em Belém

segunda-feira, 15/04/2013, 08:35 - Atualizado em 15/04/2013, 08:35 - Autor:


Ensaios fotográficos de famílias, casamentos, crianças e debutantes são, ainda hoje, um dos trabalhos mais requisitados a fotógrafos. Pensando nisso, Irene Almeida e Ana Mokarzel irão oferecer, no período de 24 a 27 de abril, a oficina “Olhar em foco: direção de ensaio fotográfico”. São 15 vagas ofertadas e as inscrições ficam abertas até o dia 24 no StudioDez, com a taxa única de R$ 450.


“Nós pretendemos ajudar os alunos a dirigir ensaios de book pessoal com pessoas comuns e não com modelos”, explica a fotógrafa Ana Mokarzel. Durante o curso, os participantes irão aprender a deixar os fotografados à vontade e explorar ângulos, posições, luzes e cenários que tornem o trabalho mais bonito. 


Na oficina serão produzidos três ensaios, sendo um dirigido pelas ministrantes e dois feitos pelos próprios alunos. “Para isso, a oficina está promovendo no site www.anamokarzel.com a campanha ‘Venha ser modelo por um dia’ em que qualquer pessoa pode se inscrever para participar do sorteio que vai escolher um modelo para os ensaios”, conta Ana. Os interessados podem concorrer a ensaios individuais ou em grupo e não há restrição de idade. 


Para Mokarzel, o trabalho com ensaio fotográfico de book pessoal é hoje um ponto estratégico do mercado de trabalho. “Esse tipo de serviço é cada vez mais procurado e quanto melhor for o fotógrafo, mais irão servir ao mercado de trabalho”, analisa. Além disso, sensibilidade e a relação com o cliente são mais importantes que os equipamentos utilizados. “O fotógrafo está ali realizando o sonho de alguém, se ele não tiver um olhar sensível e uma boa relação, as fotos saem mecânicas, sem diferencial algum”, diz Ana.


Há seis anos trabalhando como fotógrafa profissional, Ana Mokarzel iniciou a carreira produzindo books pessoais, trabalho que desenvolve até hoje sem abandonar a fotografia artística já apresentada em exposições coletivas e também na individual “Olhar viajante”, em 2012. A outra ministrante, Irene Almeida, já possui mais de 10 anos de profissão, participou de exposições coletivas e ainda promoveu a individual “Transitório”, realizada no ano passado. Juntas, as artistas pretendem compartilhar experiências e percepções fotográficas com os alunos. Como a oficina irá abordar especificamente questões sobre ensaios fotográficos, é necessário que os interessados em participar já possuam noções básicas de fotografia e também câmera digital. “O curso é para aprimorar as técnicas de fotógrafos amadores e profissionais”, justifica a ministrante. Os alunos poderão também editar as imagens produzidas. Nos dias 24 e 25, as aulas serão das 19h às 22h; no dia 26 o curso irá ocorrer das 15h às 22h e no sábado das 8h às 18h.


(Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS