Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$

Notícias / Cultura

Cultura

"Música das Américas" é espaço para se aperfeiçoar

sábado, 13/04/2013, 13:54 - Atualizado em 13/04/2013, 14:12 - Autor:


Regentes, compositores, arranjadores e instrumentistas paraenses terão, a partir da próxima quarta-feira (17), uma rara oportunidade de aprimoramento artístico e musical. Dentro da programação do “Música das Américas” – evento promovido pela Fundação Carlos Gomes, correspondente à primeira fase do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) – serão ofertadas oficinas, cursos e palestras com profissionais de renome, que estarão em Belém especialmente para a ocasião. Eles também vão participar de grupos de estudo e ensaios abertos.


Seguindo a diretriz do evento, as oficinas são voltadas, principalmente, para o aperfeiçoamento de bandas sinfônicas. Assim, entre os treinamentos estão: “Arranjo e instrumentação flexível aplicado à banda sinfônica” (Hudson Nogueira/ Conservatório de Tatuí – SP); “Transcrição para banda a partir do violão” (Nestor Alderete/ Universidade Nacional de Córdoba - ARG); “Harmonia e introdução ao arranjo” (Marcos Nogueira/ Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ); “Notação e Editoração Musical em Aplicações Informáticas” (Juan Marulanda Lópes/ Pontifícia Universidade Javeriana - COL).


Estão previstas ainda as palestras “Técnica de regência de banda” (Shaw Smith/ Corpus Christie University, Texas - EUA, e Matthew George/ Saint Thomas University, Miami - EUA) e “Pesquisa em música – um olhar atento sobre o repertório de banda no Brasil” (Marcelo Jardim/ Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Dário Sotelo/ Conservatório de Tatuí).


As inscrições podem ser feitas no próprio auditório Ismael Nery, no Centur. Haverá, ainda, programações voltadas especialmente para bandas de cidades do interior do Estado, como Vigia de Nazaré, São Caetano de Odivelas e Ponta de Pedras. Elas contarão com workshops ministrados por músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (BSESP), que estará no Pará pela primeira vez.


Os integrantes da BSESP, aliás, chegam a Belém neste domingo (14). O grupo se apresentará duas vezes durante o evento: no concerto de abertura, na quarta-feira (17), no Theatro da Paz; e sábado (20), no Arte Doce Hall, no concerto intitulado “Alma Latina”. Na oportunidade, serão apresentadas composições de Villa Lobos, Pixinguinha e Astor Piazolla. A BSESP também atuará como banda residente do “Música das Américas”.


(Agência Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS