Notícias / Concursos e Empregos

DOL CONCURSOS

Não tem apoio na hora de estudar para concurso? Veja como superar esse tipo de situação!

Sexta-Feira, 20/07/2018, 14:18:20 - Atualizado em 20/07/2018, 14:31:21 Ver comentário(s)

EDIÇÃO ELETRÔNICA

Não tem apoio na hora de estudar para concurso? Veja como superar esse tipo de situação! (Foto: Reprodução)
Manter o foco na hora de alcançar suas metas e objetivos deve ser o primeiro passo para enfrentar a falta de apoio. (Foto: Reprodução)

Apesar de não parecer algo comum, uma das maiores preocupações de qualquer concurseiro é não poder contar com o apoio das pessoas que estão ao seu redor.É claro que não é fácil encarar o desafio de ter os próprios pais ou as pessoas que mais amamos contra nossos próprios sonhos, estudos ou vocação empreendedora, mas, hoje, nós vamos mostrar a vocês como é possível passar por isso.

Há dias em que achamos que tudo conspira contra nós e que tudo vai dar erro. Mas o primeiro passo para não se deixar levar por esse tipo de situação é focar no quanto os seus desejos são sublimes, no quanto seus sonhos são grandes e suas aspirações empreendedora são factíveis. Ainda que ninguém acredite em você, concentre suas forças e pensamentos nas suas metas.

Por mais que todos digam que você não é capaz ou que está perdendo tempo estudando para concurso público, busque forças e apoio em suas próprias forças, nas suas motivações e propósitos. Nada é fácil nesta vida. Tudo pode ser complicado e dificultoso, mesmo quando o sonho que perseguimos seja do tipo que trará benefícios para todos, inclusive para os que tentam nos tirar forças para lutar. Mas não importa quem ou quantos estejam contra você, desde que você próprio esteja a seu favor.

Obviamente, o cenário ideal para a conquista de uma vaga no serviço público é um em que todos – amigos, familiares, colegas etc. – trabalhem por esse projeto. Todas as cartas devem estar na mesa, inclusive o detalhe de que você, candidato, precisará se afastar – e muito – do convívio com esses entes queridos para perseguir, imparável, o seu sonho. Com todos conspirando pelo seu sucesso, alguma dúvida de qual será o desfecho?

Todavia, existem casos em que os pais, por exemplo, são contra a ideia de ter um filho servidor público e acreditam que existem carreiras melhores a serem seguidas. Infelizmente, é possível que alguns pais se achem no direito de escolher a profissão dos filhos, sem nem sequer ouvi-los sobre quais são suas vocações, sem nem mesmo levar em conta suas aspirações. É triste, mas o fato é que sempre haverá quem é do contra. Sempre existirão pessoas que, incapazes de perseguir os próprios sonhos, torcem para que ninguém realize os seus. Na verdade, o melhor a fazer é aprender a conviver com isso. Escute pacientemente os motivos de quem tem um papel importante em sua vida e não o apoia num dado projeto. Afinal, não há como simplesmente ignorar a família. Mas tome o cuidado de não se abalar com o que ouvir. Opte por dar apoio a si mesmo. Escolha nadar contra a maré imposta pelos outros, pois nadar contra si mesmo não é uma opção.

O visionário Henry Ford costumava dizer: “Quando tudo estiver parecendo ir contra você, lembre-se de que o avião decola contra o vento e não a favor dele”. Ele sabia bem o que é estar cercado de pessoas contra uma ideia, um projeto, uma vida. Mas também sabia que, em muitas situações, só o que temos somos nós contra nós mesmos.

Uma coisa é certa, no dia da prova, será você e você. De fato, um concurseiro faz a prova só, depois de ter passado por outros tantos momentos de solidão. A esta altura, ele precisa ter desenvolvido a capacidade de se (re)equilibrar sozinho. Além disso, às vezes o cenário que se impõe está ali justamente para despertar no candidato uma força interior que ele não sabia ter.

É isto mesmo, querido leitor: uma situação pode se mostrar complicada justamente com o propósito de cutucar o gigante que há aí dentro; um gigante que precisa acordar, mas que não o fará se tudo estiver conspirando a seu favor.

Há algo que você tem de entender logo: tudo que está em seu interior é muito mais forte do que o que está fora. Se compreender isso e tiver gratidão até pelos fatos que parecem ruins – como não ter o apoio de outras pessoas –, você encontrará as ferramentas de que precisa para seguir em frente. Não cultive sentimentos de rancor, de mágoa; não se considere uma vítima, um injustiçado. Sei que é difícil deixar de nutrir esses sentimentos, mas pense comigo: o que eles trazem de bom? De que adianta ficar de – como dizem por aí – “mimimi”? De que adianta ficar remoendo todos os dias o fato de que seus pais não o apoiam, se você vai continuar em busca do que merece, com ou sem o apoio deles? Se em algum momento você conquistar alguma solidariedade, ótimo! Caso contrário, siga em frente do mesmo jeito, pois essa é a única alternativa dos fortes, dos imparáveis.

Ainda que ferido, chateado, desapontado e triste, você é capaz de se manter de pé para perseguir com determinação seus sonhos. Seja o seu maior fã. Seja o seu maior apoiador. Quando alguém apoia a si mesmo de verdade, não precisa do apoio de mais ninguém. Essa pessoa encontra em si mesma força para alcançar o que busca.

Aproveite os momentos de dificuldade para colocar o seu sonho em prática. Assista videoaulas, ouça audioaulas, procure testar suas habilidades através do banco de questões que o nosso parceiro tem para ajudar você a conquista uma vaga em um cargo público. O DOL Concursos está com você!

Quer saber quais os certames mais procurados da atualidade e os salários dos cargos ofertados? Inscreva-se abaixo e receba a relação. 

Faça parte dessa rede!

 

(Com informações do Manual do Servidor)



Conteúdo Relacionado:





Comentários

Destaques no DOL