plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CÍRIO DE NAZARÉ

Nossa Senhora recebe homenagem de corredores

Dando continuidade à programação oficial do Círio de Nazaré, hoje (27) será a vez dos corredores prestarem as devidas homenagens à padroeira dos paraenses. Dentre todas as doze procissões que integram a programação, a Romaria dos Corredores é a mais recen

Dando continuidade à programação oficial do Círio de Nazaré, hoje (27) será a vez dos corredores prestarem as devidas homenagens à padroeira dos paraenses. Dentre todas as doze procissões que integram a programação, a Romaria dos Corredores é a mais recente (foi criada em 2014) e, neste ano, deve reunir cerca de 3 mil pessoas, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

Idealizador da procissão, o diácono Emanuel Duarte conta que a romaria não tem caráter competitivo, pelo contrário. Ele descreve a romaria como um momento de grande congraçamento entre os participantes em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. “Ninguém está lá para ganhar medalha, a romaria nasceu para ser um momento de ação de graças, de pedido de proteção aos nossos corredores, para que eles possam agradecer à Nossa Senhora pela saúde”, destaca. “Todo mundo corre junto, participa junto. É um momento de devoção realmente”.

O diácono destaca, ainda, que em outras romarias da festividade a participação dos corredores já era muito presente – como no Traslado para Ananindeua e Marituba e até mesmo na Romaria Rodoviária. Daí a percepção da necessidade de uma procissão própria. “Eu sou praticante de corrida de rua e sempre tive vontade de que os corredores tivessem o seu momento com Nossa Senhora de Nazaré. A corrida é um esporte tão popular, então estava faltando esse momento nosso”.

A estimativa é de que a romaria dure cerca de 1h15. Ao final, já na Praça Santuário, a procissão é encerrada com a bênção do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. “Fica a convocação para todos que possam estar lá prestarem mais essa grande homenagem a Nossa Senhora de Nazaré”, finalizou Antônio Souza.

A Romaria dos Corredores é a 10ª a integrar a programação oficial do Círio. Após ela, restam apenas a Procissão da Festa, que ocorre amanhã (28) e o Recírio, na segunda (29). A procissão sai às 5h30 da Praça Santuário. Os romeiros percorrem ruas do centro de Belém, passando pela Igreja da Sé, até retornar à Praça Santuário.

(Cintia Magno/Diário do Pará)

patrocinadores
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Círio de Nazaré

Leia mais notícias de Círio de Nazaré. Clique aqui!

Últimas Notícias