Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
29°
cotação atual R$
Círio

Nossa Senhora recebe homenagem de corredores

sábado, 27/10/2018, 08:17 - Atualizado em 27/10/2018, 08:17 - Autor:


Dando continuidade à programação oficial do Círio de Nazaré, hoje (27) será a vez dos corredores prestarem as devidas homenagens à padroeira dos paraenses. Dentre todas as doze procissões que integram a programação, a Romaria dos Corredores é a mais recente (foi criada em 2014) e, neste ano, deve reunir cerca de 3 mil pessoas, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).


Idealizador da procissão, o diácono Emanuel Duarte conta que a romaria não tem caráter competitivo, pelo contrário. Ele descreve a romaria como um momento de grande congraçamento entre os participantes em devoção a Nossa Senhora de Nazaré. “Ninguém está lá para ganhar medalha, a romaria nasceu para ser um momento de ação de graças, de pedido de proteção aos nossos corredores, para que eles possam agradecer à Nossa Senhora pela saúde”, destaca. “Todo mundo corre junto, participa junto. É um momento de devoção realmente”.


O diácono destaca, ainda, que em outras romarias da festividade a participação dos corredores já era muito presente – como no Traslado para Ananindeua e Marituba e até mesmo na Romaria Rodoviária. Daí a percepção da necessidade de uma procissão própria. “Eu sou praticante de corrida de rua e sempre tive vontade de que os corredores tivessem o seu momento com Nossa Senhora de Nazaré. A corrida é um esporte tão popular, então estava faltando esse momento nosso”.


A estimativa é de que a romaria dure cerca de 1h15. Ao final, já na Praça Santuário, a procissão é encerrada com a bênção do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. “Fica a convocação para todos que possam estar lá prestarem mais essa grande homenagem a Nossa Senhora de Nazaré”, finalizou Antônio Souza.


A Romaria dos Corredores é a 10ª a integrar a programação oficial do Círio. Após ela, restam apenas a Procissão da Festa, que ocorre amanhã (28) e o Recírio, na segunda (29). A procissão sai às 5h30 da Praça Santuário. Os romeiros percorrem ruas do centro de Belém, passando pela Igreja da Sé, até retornar à Praça Santuário.


(Cintia Magno/Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS