Edição do dia

Edição do dia

Leia a edição completa grátis

Previsão do Tempo
30°
cotação atual R$
Círio

Círio: Nossa Senhora de Nazaré é homenageada durante Ciclo Romaria

sábado, 20/10/2018, 07:14 - Atualizado em 20/10/2018, 10:13 - Autor:


Milhares de romeiros participam, na manhã deste sábado (20), da sétima romaria do Círio 2018, conhecida como Ciclo Romaria. A procissão saiu da Basílica de Nossa senhora de Nazaré, às 8h, logo após o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, rezar junto com os fiéis um Pai Nosso e uma Ave Maria. 



Criada em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, a procissão é acompanhada por centenas de ciclistas de vários lugares.


O trajeto saiu da Praça Santuário e passará em 18 avenidas e travessas até voltar para a Praça Santuário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas compareçam a romaria, entre ciclistas e pessoas que estarão assistindo ao longo do percurso, que é de 14 quilômetros.


(Foto: Cintia Magno/Diário do Pará)


A previsão de conclusão da procissão é de aproximadamente 2h. Como em anos anteriores, as três bicicletas que se destacarem na decoração e criatividade inspirada em Nossa Senhora de Nazaré serão premiadas pela Diretoria da Festa de Nazaré. “A novidade este ano é a premiação para o maior grupo de pedal que estiver representado com sua camisa”, acrescenta o diretor de procissões da Festa, Antônio Souza.


Manoel Machado, de 40 anos, é um dos romeiros que participa da Ciclo Romaria. Ele, que trabalha com material reciclável, conta que demorou duas semanas para esculpir e montar a bicicleta.


(Foto: Cintia Magno/Diário do Pará)


JUVENTUDE


Já às 16h, jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém farão a 18ª Romaria da Juventude. O cortejo é uma das procissões oficiais que todos os anos têm um percurso diferente e este ano sairá da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Telégrafo, com chegada à Praça Santuário. A missa que antecede começa às 15h.


A procissão percorrerá cerca de 4,6 Km, passando pela Rodovia Arthur Bernardes, avenida Pedro Álvares Cabral, travessa Dom Pedro I e avenida Generalíssimo até chegar na avenida Nazaré, com percurso que deve ter duração de 3h, aproximadamente, encerrando por volta de 19h. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a Romaria da Juventude deste ano deve ter cerca de 30 mil participantes.


Castanhal realiza sua 20ª Romaria neste domingo


Tiago Silva (De Castanhal)


Serão 7 km de caminhada, do Centro Comercial de Castanhal, até o distrito de Apeú. O Círio de Castanhal é organizado pela Diocese do município e o tema deste ano é “Nossa Senhora de Nazaré, ajuda-nos a viver nosso batismo”. A expectativa deste ano é de reunir cerca de 450 mil devotos. Ontem (19), ocorreu a 14ª Romaria das Crianças. À tarde, foi a vez da 1ª Romaria da Juventude e dos idosos. Hoje (20), a partir das 8h, será a transladação, com a imagem da Santa, que percorrerá por todos os bairros de Castanhal, finalizando à noite com uma carreata e depois outra missa.


Já no domingo (21), às 6h, inicia a romaria principal, com saída da Igreja Matriz de São José, até a Catedral, onde será celebrada uma missa solene. Depois, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré seguirá na réplica do trem “Maria Fumaça”, um dos símbolos históricos e turísticos da cidade, até o santuário de Apeú, onde, por volta das 11h30, será dada a bênção final, com Dom Carlos Verzeletti.


(DOL e Diário do Pará)

Conteúdo Relacionado


0 Comentário(s)

MAISACESSADAS